You are currently viewing CFP promove evento de lançamento da Resolução sobre Psicoterapia

CFP promove evento de lançamento da Resolução sobre Psicoterapia

Atividade acontece no dia 14/7 e será transmitida ao vivo pelas redes sociais do Conselho Federal de Psicologia

Na próxima quinta-feira (14), o Conselho Federal de Psicologia (CFP) realiza atividade para lançar a Resolução CFP nº 13/2022, que estabelece diretrizes e deveres para o exercício da Psicoterapia por psicólogas e psicólogos. O evento busca marcar o início da vigência da nova resolução, previsto para 21 de julho.

A normativa, que atualiza a Resolução CFP nº 10/2000, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 21 de junho, estabelecendo, entre outras questões, os princípios e deveres da(o) psicóloga(o) psicoterapeuta, as medidas para o sigilo profissional e o serviço psicoterapêutico ofertado a crianças e adolescentes, bem como os critérios para a utilização da abordagem psicoterapêutica e para organização do espaço.

Para a solenidade, estão confirmadas as participações de Iraní Tomiatto de Oliveira, diretora da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), e de Ana Andréa Barbosa Maux, presidente do Conselho Federal de Psicologia do Rio Grande do Norte (CRP-17).

Também participam o psicólogo Rodrigo Acioli, conselheiro do Conselho Federal de Psicologia, e Ana Sandra Fernandes, presidente do CFP e que será a responsável pela mediação do diálogo.

A roda de conversa será transmitida ao vivo, pelas redes sociais do CFP, a partir das 16h30.

Conheça as(os) participantes

Rodrigo Acioli

Psicólogo Clínico e do Esporte. Tem formação em Terapia Cognitiva Comportamental e é Especialista em Neuropsicologia. Ex-presidente da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (ABRAPESP), e já foi conselheiro do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ).

Iraní Tomiatto de Oliveira

Psicóloga, especialista, mestre e doutora em Psicologia Clínica. Psicoterapeuta com mais de 45 anos de experiência, foi coordenadora de cursos de graduação em Psicologia, professora e supervisora de estágios em graduação e pós-graduação, coordenadora de serviços-escola. Foi também membro titular da Câmara Técnica da CIRHRT do Conselho Nacional de Saúde e participou da coordenação nacional do processo de revisão das DCN da Psicologia. É diretora da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) pela quarta gestão.

Ana Andréa Barbosa Maux

Psicóloga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), especialista em educação sexual, mestre e doutora em Psicologia pela UFRN. É também psicóloga da 2ª Vara da Infância e da Juventude da comarca de Natal (RN), pesquisadora do Grupo de estudos subjetividade e desenvolvimento humano (GESDH/UFRN) e supervisora clínica.

Longa jornada

A  Resolução CFP nº 13/2022, que aborda dilemas éticos do exercício profissional da(o) psicóloga(o) psicoterapeuta, passou por uma longa jornada até se tornar realidade.

Em 2019 foi criado no âmbito da Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf) o Grupo de Trabalho Psicoterapia – composto pelo CFP, pela Associação Brasileira de Psicoterapia (ABRAP), a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) e os Conselhos Regionais do Rio de Janeiro (CRP-05), representando a região Sudeste; do Paraná (CRP-08), representando a região Sul; da Paraíba (CRP-13), representando a região Nordeste; de Mato Grosso do Sul (CRP-14), representando a região Centro Oeste; do Rio Grande do Norte (CRP-17), representando a região Nordeste; do Amazonas/Roraima (CRP-20) e do Tocantins (CRP-23) representando a região Norte.

Ao longo de 2020, o Grupo de Trabalho realizou diversas reuniões para tratar das demandas apontadas pelo Sistema Conselhos de Psicologia, dentre elas, a realização de uma consulta pública nacional, lançada em 2021. Em 2022, o GT intensificou o processo de elaboração da proposta de nova resolução, incluindo um ciclo de audiências públicas com a participação de entidades da Psicologia. O resultado da consulta foi divulgado em abril e, no mesmo mês, durante a APAF, a resolução sobre Psicoterapia foi aprovada pela Assembleia.

Serviço:

Lançamento da Resolução sobre Psicoterapia
Data: 14 de julho
Horário: 16h30
Acompanhe ao vivo pelas redes sociais do CFP

Leia mais:

Resolução sobre Psicoterapia é publicada no Diário Oficial da União

Psicoterapia: resultados de consulta pública orientam ações do CFP

Psicoterapia: Entidades nacionais participam de audiências públicas sobre minuta de resolução

CFP lança Consulta Pública sobre Psicoterapia como atividade exclusiva para profissionais da Psicologia

CFP realiza audiências públicas para ouvir entidades especialistas quanto à Minuta de Resolução sobre Psicoterapia

CFP vai ao Senado Federal em defesa da atuação de psicólogas e psicólogos

Psicoterapia: CFP e Conselhos Regionais debatem proposta de resolução