Você está visualizando atualmente Conferência de Psicologia do Esporte marca consolidação de GT para promover a abordagem em MS

Conferência de Psicologia do Esporte marca consolidação de GT para promover a abordagem em MS

Com o objetivo de difundir conhecimento a respeito da Psicologia do Esporte no Estado de Mato Grosso do Sul e suas práticas, bem como constituir interfaces com outras áreas de conhecimento ligadas ao esporte, o Conselho Regional de Psicologia, por meio do Grupo de Trabalho Psicologia do Esporte realizou no dia 18 de setembro a Conferência: Psicologia do Esporte: definição e áreas de atuação.

A atividade foi voltada aos profissionais da área da Psicologia, Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e técnicos esportistas, além de acadêmicos e contou também com três oficinas: Esporte e alto rendimento, Desporto escolar e Esporte e desenvolvimento humano.

A mesa de abertura foi composta por: Fernando Faleiros, representante Conselho Regional de Psicologia 14ª Região MS; Brunno Elias Ferreira, representante Conselho Regional de Educação Física 11ª Região MT/MS; Antônio Garcia Neto, representante Coordenação Núcleo de Psicologia Unigran Capital; Yan Cintra, representante da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte – ABRAPESP.

Para o conselheiro Fernando Faleiros, a realização deste evento atende a emergência da Psicologia Esportiva diante dos mega eventos que o Brasil sedia como Copa e Olimpíadas. “O CRP 14/MS sempre foi sensível às políticas de educação e vê na atuação do psicólogo no contexto esportivo uma área nobre e que permite a inserção do(a) psicólogo(a) com compromisso social. Por isso, iremos transformar este grupo construído para a realização deste evento em um GT fixo dentro do Conselho”, afirma.

A psicóloga da Confederação Brasileira de Atletismo e da Seleção Brasileira de Atletismo, Telma Matos, foi a conferencista do evento e destacou o crescimento desta área de atuação. “O profissional de psicologia que deseja atuar nessa área precisa ter conhecimentos da área esportiva e também de nutrição esportiva, de fisiologia além da dinâmica do esporte e do atleta. É um trabalho realizado não apenas com o atleta, mas também com a equipe técnica e a família do atleta. Estudos apontam que o desempenho do atleta durante os treinos demanda 50% da parte técnica e 50% da parte psicológica. Já durante competições o fator psicológico representa 70% do desempenho do atleta”.

Para o diretor da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte, Yan Cintra, há uma crescente demanda para psicólogos na área esportiva e são diversos campos de atuação. “O psicólogo no contexto esportivo pode atuar na iniciação esportiva, em alto rendimento, na reabilitação, prática de tempo livre com atletas amadores e até em academias. Os desafios nessa área são dois: uma necessidade de maior descentralização  do debate deste assunto das regiões sul e sudeste e, maior inclusão deste conhecimento na formação acadêmica. Este evento já prova que, pelo menos, estamos avançando em uma dessas áreas”, destacou Yan.

 

GT Psicologia do Esporte

Coordenador: Fernando Faleiros

Colaboradores: Bruna de Souza Dias, Bruno Valdo F. de Oliveira, Cilene Chivalski, José Magno Macedo Brasil, Maressa Viana Antunes, Norma Cosmo, Renan da Cunha Soares Junior e Zuleide Nunes Barbosa Magalhães.