Você está visualizando atualmente Conselho participa da mobilização em prol da Conferência Estadual Democrática de Assistência Social

Conselho participa da mobilização em prol da Conferência Estadual Democrática de Assistência Social

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS) participou nesta semana, 02/10 (quarta-feira), às 18h30, na sede do Conselho Regional de Serviço Social, da mobilização em prol da Conferência Estadual Democrática de Assistência Social em MS.

De acordo com o vice-presidente do CRP14/MS, o psicólogo Walkes Vargas, que esteve presente na reunião, a participação da Psicologia neste cenário é muito importante porque o que se busca na Conferência Estadual é garantir um espaço plural para a construção de novas estratégias que enfrentem os atuais desafios da Assistência Social como política pública.

“A nossa ideia central é participar desse espaço de debate da Política de Assistência Social no Estado porque as psicólogas e psicólogos estão inseridos neste sistema por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Por isso acreditamos que é fundamental que a Conferência seja realizada, uma vez que estamos vivenciando o desmonte de diversas políticas públicas, situação que compromete a sobrevivência de milhões de famílias. A Psicologia está disposta a contribuir para que ciclo de conferências seja realizado", explicou Walkes.

Como uma forma de resistência, a sociedade civil está convocando os profissionais para realizarem as Conferências Estaduais, bem como, a participarem da Conferência Nacional Democrática de Assistência Social, que deve acontecer nos dias 25 e 26 de novembro de 2019, em Brasília-DF com o tema “Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social”.

As nove entidades nacionais da sociedade civil que compõem o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), e pelo menos 240 organizações (incluindo o CRP14/MS), movimentos, fóruns e mandatos populares estão convocando as categorias para participarem dessa mobilização. O ciclo de conferências é fundamental para a garantia do direito constitucional à participação e ao controle social.

Na ocasião da reunião Estadual, o grupo solicitou a adesão dos/as profissionais ao manifesto em defesa da Conferência Estadual Democrática de Assistência Social: Assistência Social em Mato Grosso do Sul: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social.

A Conferência Estadual será realizada no dia 9 de novembro.

Para aderir ao manifesto enviei seu nome completo para o e-mail conferenciademocraticams@gmail.com.

Acesse o manifesto de convocação – Aqui