Na tarde de ontem, dia 28, no Plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS) foi realizada uma audiência pública que mobilizou representantes de entidades, pessoas com deficiência, entre outros participantes, que lotaram a Casa para debater a “Educação Especial em Mato Grosso do Sul”.
O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS) esteve presente na atividade.
Na ocasião, um documento com reivindicações das entidades de educação especial foi elaborado para ser encaminhado ao Governo do Estado.
A pauta de reivindicações, a ser formalizada no documento, inclui a reconsideração pelo Estado da redução de 30% dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), substituição de professores afastados, instituição de calendário escolar diferenciado (devido às especificidades das crianças com deficiência), notificação prévia às entidades quanto à diminuição do quadro de professores cedidos, efetivação da educação especial ao longo da vida, conforme preconiza a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e a reativação do Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação (Ceada), em Campo Grande, fechado em 2016.