Você está visualizando atualmente Conselho realiza conferência sobre a Inspeção Nacional em Comunidades Terapêuticas

Conselho realiza conferência sobre a Inspeção Nacional em Comunidades Terapêuticas

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS) realiza no dia 24 de outubro, às 19h, no Auditório 7 da Uniderp, a Conferência sobre o Relatório  da Inspeção Nacional em Comunidades Terapêuticas, com a presença do presidente do Conselho Federal de Psicologia Rogério Giannini. O evento é gratuito e as inscrições podem ser realizadas, aqui.

A conferência apresentará os resultados da Inspeção Nacional em Comunidades Terapêuticas, realizada em outubro de 2017, nas cinco regiões do Brasil. A elaboração do documento é uma iniciativa do Conselho Federal de Psicologia (CFP), do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT) e da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal (PFDC/MPF).

Vinte e oito estabelecimentos, das cinco regiões do Brasil, foram vistoriados em outubro de 2017 em ação conjunta do Ministério Público Federal, do Conselho Federal de Psicologia e do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura. Privação de liberdade, trabalhos forçados e internação de adolescentes estão entre as violações identificadas

A ação conjunta foi inédita e mobilizou cerca de cem profissionais, em vistorias que ocorreram simultaneamente em 28 estabelecimentos nos estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.

A coleta de informações envolveu vistorias dos espaços físicos, entrevistas com usuários, direção e equipes de trabalho, além da análise de documentos das instituições – voltadas especialmente à internação de usuários de drogas, embora novos públicos venham sendo incorporados, conforme apontaram as vistorias.

Acesse o Relatório da Inspeção Nacional em Comunidades Terapêuticas