Você está visualizando atualmente Conselho reativa Comitê Estadual pela Democratização da Comunicação

Conselho reativa Comitê Estadual pela Democratização da Comunicação

No dia 11 de março, durante o I Ciclo de Debates Fronteiras do Pensamento Democrático foi reativado o Comitê Estadual do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). Para selar o acordo estiveram presentes representantes do Conselho Regional de Psicologia 14ª Região – MS, Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso do Sul, Sindicato dos Psicólogos de Mato Grosso do Sul, Conselho Estadual de Saúde e do Conselho de Direitos Humanos.

De acordo com a psicóloga e conselheira Beatriz Xavier, coordenadora da Comissão Comunicação e Cultura, o ato de rearticulação do comitê marca a retomada do debate estatual sobre a agenda da democratização da comunicação. “Essa questão é fundamental para a política, economia, cultura e a vida nas cidades brasileiras. Fico muito feliz em reativar esse espaço de luta e discussões”, afirmou Beatriz.

Ainda segundo a conselheira, o próximo passo  é a organização de um plano de trabalho, onde serão postas as principais atividades do Comitê no Estado. “Todas as entidades que participaram do ato de reativação vão se reunir novamente para traçar uma linha de ação”, explicou Beatriz.

O Comitê Estadual do FNDC é um braço da articulação nacional do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação. A luta pela Democratização da Comunicação nasceu nos anos 80 como um movimento social disposto questionar o monopólio midiático existente no Brasil, por poucas famílias. Nessa época, teve papel essencial no embate político, institucional e teórico sobre o setor. Ele é o principal espaço no qual se congregam as entidades da sociedade civil para enfrentar os problemas da área das comunicações no país.