Você está visualizando atualmente Conselho Regional de Psicologia da 14⁰ região de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS) participa do “XIII Encontro Nacional da ABEP”.

Conselho Regional de Psicologia da 14⁰ região de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS) participa do “XIII Encontro Nacional da ABEP”.

O Conselho Regional de Psicologia da 14⁰ região de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS), participa do “XIII Encontro Nacional da ABEP”, por meio da mesa redonda com tema Formação em psicologia escolar e os desafios impostos pela Lei 13.935/2019″.

A Mesa foi coordenada pela Profª. Celi Correa Neres, coordenadora da Comissão de Educação do (CRP14/MS), contando com participação da Psicóloga Profª. Alexandra Anache Ayach e da Psicóloga Profª. Norma Celiane Cosmo, Conselheira-Diretora do CFP, tendo como ênfase a lei aprovada no final de 2019 que incluem a Psicologia e o Serviço Social na rede pública de ensino. A regulamentação é resultado de um longo processo de luta de diversas representações da Psicologia e dos profissionais do Serviço Social.

A atuação das(os) psicólogas(os), podem, numa perspectiva colaborativa, auxiliar na construção de intervenções coletivas fundamentadas em uma perspectiva psicossocial, institucional e preventiva assentadas numa concepção de educação pública, inclusiva, democrática e de qualidade.

Para tanto, se faz necessária uma formação que tenha como foco o desenvolvimento de profissionais que possam ter um olhar multidirecionado e uma escuta multirreferenciada para uma realidade complexa tal como o espaço escolar, de forma a contribuir para potencializar a aprendizagem e o pleno desenvolvimento dos diferentes atores institucionais.

O objetivo do debate proposto é exatamente levantar os desafios impostos à formação inicial e continuada nesse cenário.

O evento contou com participação de diversos profissionais da psicologia que atuam no campo da psicologia escolar/educacional e teve como objetivo discutir a implementação da referida Lei que prevê a atuação de psicólogos e assistentes sociais nas escolas públicas da educação básica.

Para a Prof°. Dra. Celi Neres, tal implementação exige uma formação inicial e continuada para os profissionais que possam atender as necessidades e realidades da educação básica.

Norma Cosmo, que defende a regularização da Lei, apresentou a mesa importante tema para discussões, tendo como base: ” O presente e o futuro da formação em psicologia: confrontando a precarização da educação no trabalho e na saúde” e destacando os desafios para a implantação da Lei 13.935/2019, tais como:

– Criação na coordenação nas bases dos Estados com as entidades da Psicologia e do Serviço Social para organizar todo o trabalho”.

– Articulação com o poder executivo dos estados e municípios”.

– Reuniões com representação dos gestores municipais, por meio de suas representações como Undime, ABM, e outras”.

Tendo no encontro outras diversas mesas com temas de igual importância e relevância para a Psicologia e Sociedade com intuito de contribuir com o debate de ideias, estiveram participando especialistas para discutir melhorias acerca do atual momento que vivemos.

Os encontros sempre ocorrem virtualmente, por meio da plataforma Google Meet. Acompanhe nossas redes e participe.

Para mais informações sobre o XIII Encontro Nacional da ABEP, acesse o endereço https://sites.google.com/view/xiii-enabep/o-encontro?authuser=0