Você está visualizando atualmente CREPOP realiza consulta pública sobre População em Situação de Rua

CREPOP realiza consulta pública sobre População em Situação de Rua

No mês de junho o Conselho Regional de Psicologia da 14ª Região – Mato Grosso do Sul, por meio do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) promoveu consultas públicas focadas para receber as contribuições da categoria sobre o documento “Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) em Políticas Públicas para a População em Situação de Rua”.

A consulta pública do está disponível para receber contribuições da categoria e discentes de Psicologia até 19/07/2024. O setor organizou e mediou dois grupos com profissionais, realizados na sede do CRP14, pela Assessora Técnica em Psicologia e Políticas Públicas do CRP14/MS, Rebeca de Lima Pompilio (CRP14/08434-5), que fica responsável também por sistematizar as considerações e enviar ao CREPOP/CFP.


No primeiro encontro, realizado no dia 17 de junho às 18h, duas pessoas compartilharam suas experiências e perspectivas. Eduardo Vaz Oliveira (CRP14/09514) e Sabrina Martins Duarte (CRP14/09092-7), profissionais atuantes no Centro Pop, respectivamente há 1 e 2 anos, trouxeram contribuições a partir de suas práticas para o debate. Compartilharam sobre o equipamento que atuam, projetos em andamento, desafios e sobre o conteúdo do documento em si. Uma inovação que essa consulta pública traz é a inclusão de duas perguntas para compor o Eixo 4: Modos de Resistências, incentivando que as pessoas em situação de rua possam responder e suas colocações serem ouvidas. Eduardo e Sabrina, realizaram essa escuta com usuárias/os do Centro Pop e encaminharam ao CREPOP para ser englobado na consulta pública.

No segundo encontro, realizado em 20 de junho às 9h, participaram das discussões Lucas Odalia Rimoli (CRP14/10520) e Isabela Sayuri Nantes Hiraoka, acadêmica de Psicologia UFMS. Ambos tiveram experiência por meio do estágio no Centro Pop, sendo Isabela estagiária atual do local. Isabela compartilhou momentos que a marcou no seu trabalho, sua partilha traz também resistência e importância da psicologia como meio de auxílio a essa população em específico, mesmo com tanta adversidade envolvida. Um dos projetos que começou recentemente a ser desenvolvido envolve oficinas de música e projeção de cinema 1x/semana. Ela também relata a necessidade de flexibilidade teórico e prática do estágio construindo em conjunto com as pessoas assistidas, e levando em consideração todo o contexto, no qual é inviável ter uma estruturação rígida de projeto a ser aplicado.

Lucas Odalia Rimoli (CRP14/10520) comenta “A situação de rua é uma questão complexa que exige uma resposta multidimensional e colaborativa. Nesse sentido, a consulta pública promovida pelo CRP 14 é uma iniciativa extremamente importante para proteger a dignidade e os direitos humanos dessa comunidade. Através desta consulta, é possível produzir conteúdos fundamentais, a partir da perspectiva da ciência psicológica, para o desenvolvimento de políticas públicas que favoreçam o restabelecimento da saúde e do bem-estar dessa população, frequentemente violentada, abusada e invisibilizada pela estrutura de poder e pelo status quo da sociedade ocidental. O resultado dessa discussão não apenas enriquece o debate em torno dos cidadãos em situação de rua, mas também fortalece nossa prática democrática e a rede de apoio humano. Além disso, pressiona nossas instituições dos órgãos legislativos, executivos e judiciais a trabalharem juntos para buscar soluções concretas para a problemática da desigualdade social e da exclusão civilizatória”.

As Consultas Públicas são etapas fundamentais para validação das Referências Técnicas, propiciando a escuta da categoria atuante nas políticas públicas. Ademais, oportunizam a reunião de profissionais engajada(os) compartilhando conhecimentos teóricos e práticos, de perspectivas diversas de modo a contribuir para o desenvolvimento de orientações referenciadas, neste momento, no campo da População em Situação de Rua. 

Passo a passo da Consulta Pública

A participação na Consulta Pública pode ser de maneira individual ou em grupo, mediada ou não pelo CREPOP regional, no caso, pelo CREPOP CRP 14/MS. Para participar da consulta pública a respeito das Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) em Políticas Públicas para a População em Situação de Rua é imprescindível a leitura do documento. Caso prefira realizar de maneira autônoma, siga as seguintes orientações:

1) Baixe e leia a versão preliminar do texto destinado à consulta pública – acesse aqui o documento.

2) Em seguida, acesse o link do formulário (https://pt.surveymonkey.com/r/crepop_pop_rua ) e faça suas contribuições ao documento, considerando cada eixo que organiza a Referência Técnica.

O CRP14/MS agradece a categoria que participou desse momento, direta ou indiretamente. Acompanhem pelo instagram @crp14ms e site. Dúvidas ou sugestões, o CREPOP/CRP14 está a disposição pelos canais: E-mail: crepop@crpms.org.br | whatsapp: 67 99123-7762.