Você está visualizando atualmente CRP 14/MS participa do I Seminário Nacional Psicologia e Controle Social no SUAS

CRP 14/MS participa do I Seminário Nacional Psicologia e Controle Social no SUAS

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) promoveu nos dias 24 e 25, em Brasília/DF, o I Seminário Nacional Psicologia e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e as psicólogas Jacqueline de Campos Rojas (CRP14/05822-6) e Anny Caroline Silva Funes de Arruda (CRP14/03778-3) do CRP 14/MS participaram do evento. “Sou grata pelo convite em participar de um evento dessa magnitude, e o Seminário possibilitou o compartilhamento dos pontos de vistas sobre a importância da Psicologia no Controle Social do SUAS. É muito pertinente a participação das (os) psicólogas (os) nesse evento para que haja uma reflexão e que fortalece a participação dos profissionais no processo conferencial da Assistência Social para que sejamos mais ativos,” pontuou a psicóloga Anny.

A programação trouxe diálogos sobre o papel do Sistema Conselhos de Psicologia – constituído pelo CFP e os 24 Conselhos Regionais – nos processos democráticos para a construção da incidência política e da atuação profissional das(os) psicólogas(os), bem como uma análise da conjuntura política do atual processo de reconstrução e ampliação da participação e do Controle Social das Políticas Públicas no Brasil.

Para a psicóloga Jacqueline de Campos Rojas “o seminário falou sobre a importância da (o) psicóloga (a) estar envolvida na mobilização dessa população, e como profissionais devemos estimular os debates coletivos e ressaltou que construímos as Políticas Públicas sempre em defesa das subjetividades. E o profissional que trabalha com o SUAS deve ter as orientações do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP, acesse: https://crepop.cfp.org.br/) como referência.”

O evento contou com a presença de diversos representantes dos Conselhos de Psicologia do Brasil, e no último dia houve uma atividade com foco na importância da Psicologia no próprio Controle Social do SUAS, com resgate do histórico de lutas, articulações políticas, desafios e estratégias das trabalhadoras e dos trabalhadores. “Foram criados grupos por região, que criaram estratégias que podem ser usadas com a população, isso é muito importante para que os profissionais se atentem aos cuidados.