Você está visualizando atualmente CRP14 Divulga: Mestrado e Doutorado em Psicologia na UCDB

CRP14 Divulga: Mestrado e Doutorado em Psicologia na UCDB

Objetivo

O objetivo geral do Programa é formar docentes e pesquisadores qualificados para o ensino e para a investigação dos processos de saúde contemporâneos por meio da análise de diferentes práticas, discursos e instituições contribuindo, assim, para a produção de conhecimentos e de estratégias de intervenção no campo da Psicologia da Saúde como uma ênfase da ciência psicológica.

Em termos específicos, a perspectiva acadêmico-científica do Programa valoriza o diálogo interdisciplinar que se explicita na constituição de seu corpo docente, no acolhimento de acadêmicos com diferentes formações, na organização curricular e nas produções decorrentes das pesquisas, dissertações e teses. Busca-se, assim, criar e manter articulações com outros campos de conhecimento, a fim de enriquecer a área da Psicologia da Saúde.

Nesse aspecto, cabe enfatizar que a área aglutina estratégias que possibilitem respostas a uma nova forma de pensamento em saúde, desdobrando o clássico esquema das enfermidades mentais, à projeção da Psicologia da Saúde frente à promoção de saúde, prevenção de doenças e agravos à saúde, diagnóstico, tratamento, reabilitação, bem como a análise de sistemas de saúde, determinantes sociais de saúde e adoecimento, articulação intersetorial, que possam satisfazer as demandas e necessidades de nossas populações especialmente dentro do campo das Políticas Públicas. Propõe atender a temas relevantes no plano regional, nacional e internacional, com pesquisas que contemplem a relação entre Psicologia e determinantes sociais de saúde e adoecimento, vulnerabilidade social (tais como populações indígenas, ribeirinhas, sem-terra, dependentes químicos, etc), políticas públicas e sociais (saúde, assistência social, educação, segurança, trabalho) meio ambiente/ecologia, aspectos étnicos e de gênero.

 

Perfil do Egresso

O objetivo do Programa em formar pesquisadores qualificados para o ensino e para a investigação dos processos de saúde contemporâneos, tem formado um perfil de egresso voltado para um profissional apto a investigação e ensino de diferentes práticas, discursos e instituições articulados à saúde.

O perfil permite que o egresso seja capaz de articular um diálogo interdisciplinar e intersetorial, que operacionaliza estratégias que possibilitem respostas a uma nova forma de pensamento em saúde, ampliando o escopo da Psicologia da Saúde para a promoção, prevenção e proteção em saúde, que possam satisfazer as demandas e necessidades de nossas populações especialmente dentro do campo das Políticas Públicas. O profissional formado pelo Programa caracteriza-se por uma concepção articulada da saúde com as necessidades sociais da população.

Isto significa um profissional voltado para temas relevantes no plano regional, nacional e internacional, que contemplem temas relevantes entre Psicologia e determinantes sociais de saúde e adoecimento, vulnerabilidade social (tais como populações indígenas, ribeirinhas, sem terra, dependentes químicos), políticas públicas e sociais (saúde, assistência social, educação, segurança, trabalho) meio ambiente/ecologia, aspectos étnicos e de gênero.