Você está visualizando atualmente CRP14/MS e CREPOP realiza Lançamento da Referência Técnica para atuação das (os) psicólogas (os) junto aos Povos Indígenas

CRP14/MS e CREPOP realiza Lançamento da Referência Técnica para atuação das (os) psicólogas (os) junto aos Povos Indígenas

O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) em parceria com o Núcleo de Saúde Indígena da Comissão de Direitos Humanos do CRP14/MS realizou o Lançamento da Referência Técnica para atuação das (os) psicólogas (os) junto aos Povos Indígenas no dia 26 de outubro, no CRAS Indígena, localizado na Aldeia Bororó em Dourados/MS.

Para a coordenadora do Núcleo e Conselheira do CRP14/MS, psicóloga Vanessa Terena (CRP14/07450-9) o evento dentro da reserva indígena mostrou na prática o quanto a psicologia precisa estar cada vez mais próxima dos povos indígenas e da defesa de seus direitos, em um momento de celebração, uma anciã disse: “através desse livro vocês vão chegar até nós”.

“Trazer esse material para os povos indígenas, é uma grande conquista, pois é importante sentar e ouvir as tradições e a cultura dos povos originários, e com a Referência Técnica podemos agora estar orientando quem está atuando nas comunidades indígenas. A (O) psicóloga (o) precisa atuar conforme a realidade sociocultural e a partir das necessidades dos territórios, não cabe utilizar teorias psicológicas extraídas de contextos que não expressam as demandas da sociedade brasileira, além da importância de compreender os processos de subjetivação das comunidades e etnias em que atua”, psicóloga Krisley Amorim de Araújo (CRP14/MS 08060-9), Técnica do CREPOP.

O material pode ser acessado de forma online e foram enviados exemplares para os Serviços de Atenção à Saúde Indígena e serviços de Assistência Social e Saúde que possuem território indígena em seu município. Em junho de 2021, esse documento foi trabalhado junto aos profissionais do estado, por meio da etapa de Consulta Pública, em que o material é disponibilizado para contribuições da categoria e sociedade. A Referência discute pontos teórico-práticos importantes da aproximação da Psicologia e povos indígenas e aborda a atuação das Políticas Públicas junto a esse público.

“A proposta deste Lançamento em um território indígena diz muito o quanto a CRP MS está disposta a estar de fato mais perto dos profissionais que estão atuando com os povos indígenas, abraçar as causas indígenas, suas lutas e suas dores. Essa referência com as narrativas dos profissionais psicólogos indígena e não indígenas é uma valorização destas práticas que muitas vezes não são enxergadas. Que esta referência seja a primeira de muitas para contribuir para um atendimento que respeite as diversidades culturais e que se possa se fazer uma psicologia decolonial, uma psicologia que respeite e valorize os saberes dos povos originário” ressaltou a conselheira do CRP14/MS, psicóloga Barbara Marques Rodrigues (CRP14/MS 06285-4).

O evento contou com a transmissão via Google Meet para profissionais de todo Estado, e teve a participação de profissionais da saúde, assistência social, Residência Multiprofissional de Saúde Indígena da UFGD, representantes de serviços de atenção à saúde indígena, alunos da UFGD, representantes do DSEI, representantes da Anhanguera Dourados, comunidade indígena da aldeia Bororó, entre outros.

Confira como foi o lançamento pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=EwWUpI9mTPM