Você está visualizando atualmente CRP14/MS fala sobre a importância da Psicologia do Esporte

CRP14/MS fala sobre a importância da Psicologia do Esporte

Um dos setores mais promissores é a Psicologia do Esporte, que tem como objetivo estudar o comportamento das pessoas no contexto esportivo. A (o) psicóloga (o), nesse caso, deve entender de que forma a mente exerce influência no desempenho e no desenvolvimento da saúde e do bem-estar dos praticantes.

A psicologia do Esporte de um modo geral é responsável por investigar, avaliar e intervir no aspecto além do físico do ambiente esportivo, tanto para atletas como praticantes, quanto para os demais envolvidos tanto de forma profissional ou amadora. A (o) psicóloga (o) do esporte tem a função de analisar o aspecto de bem-estar e saúde, que são os elementos da Psicologia, mas levando em conta o ambiente esportista, ambiente de competições, escolares, enfim onde o esporte estiver inserido. Na prática esportiva voltada para promoção de saúde, são desenvolvidos e aplicados programas psicológicos para prevenção de doenças, conscientização da necessidade de estilos de vida saudáveis, terapia estimulando o uso do exercício físico para tratamento da ansiedade, depressão e outras condições emocionais.

Em Mato Grosso do Sul infelizmente a atuação da Psicologia do Esporte ainda é pouco reconhecida, por mais muitas instituições saibam da importância de lidar com o emocional, não atribuem essa função a (o) psicóloga (o) do esporte, passando essa função para algum atleta mais antigo algo nesse sentido, mas ainda melhorando mesmo de forma lenta.

E pensando nessa importância, a Federação de Voleibol de Mato Grosso do Sul (FVMS/CBV) realizou entre os dias 11 e 23 de abril de forma online e presencial o Curso de Formação de Árbitro – 2023 FVMS/CBV que contou com a participação 48 cursistas que tiveram aulas sobre regras, legislação e psicologia de arbitragem.

No dia 17 de abril a psicóloga Maria Celina F. Goedert (CRP 14/07527-2) ministrou uma aula sobre a psicologia esportiva com o intuito de mostrar a importância da psicologia no esporte.
“Durante encontro o foco foi falar do esporte para além do contato físico, e sim como fenômeno social e cultural enquanto um ambiente de interações pessoais, integração, que demanda da convivência entre pessoas de certa forma, seja em situação de adversidade ou de cooperação. Falei também da importância do esporte e o que ele provoca nas pessoas e como ele influência nas vidas dos árbitros. E falei também sobre os conceitos básicos de autoconhecimento, atenção, percepção, a diferença competição e cooperação entre outros”, frisou a psicóloga.