Você está visualizando atualmente CRP14/MS participa de debate sobre os desafios contemporâneos  da profissão

CRP14/MS participa de debate sobre os desafios contemporâneos da profissão

Com objetivo de problematizar e discutir os desafios da Psicologia, a AEMS –  Faculdades Integradas de Três Lagoas promoveu uma mesa redonda com profissionais de várias áreas, em comemoração ao Dia da/o Psicóloga/o. Entre os palestrantes, estava a conselheira suplente do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS), Mônica Dantas, que abordou a temática do ponto de vista do Sistema Conselhos de Psicologia.

Mônica explicou que as problematizações da Psicologia na atualidade são amplas e democraticamente debatidas, principalmente, nos espaços instituídos (CNP, COREP, pré-congressos) onde se discutem pautas e deliberam projetos que nortearão as gestões do Sistema Conselhos de Psicologia, as quais legitimam a responsabilidade social imbuída na profissão.

O posicionamento da Psicologia sobre questões de importância social é bem amplo, e todas as ações são sempre subsidiadas pelo seu Código de Ética, Resoluções e Portarias.  Atualmente se destacam as problemáticas relacionados a: defesa dos Direitos Humanos, da democratização da comunicação, da diversidade sexual e do papel da Psicologia na Educação para garantir o lugar ao singular e à diferença.

“A Psicologia se posiciona contrária a qualquer violação de direitos, seja do portador de sofrimento mental, do usuário de drogas, do idoso, do adolescente em conflito com a Lei (por isso se declarada contra a redução da idade penal), da população carcerária ou do preconceito racial”, comentou a conselheira.

No contexto da prática profissional, ainda de acordo com ela, a Psicologia avança no diálogo destas problematizações quando se preocupa com sua formação, ou quando trata de questões sobre as condições de trabalho das/os psicólogas/os. No primeiro caso, as parcerias com ABEP contribuírem para a melhorar da formação, enquanto a aproximação com os Sindicatos e da FENAPSI auxiliam no avanço trabalhista da profissão.  

“Temos a consciência de que devemos estar aptas/os para o debate destas políticas, por isso a importância de nos engajarmos nas lutas de nosso tempo, ou seja, nas problematizações da Psicologia, para que por meio do diálogo nossa profissão avance enquanto ciência e profissão”, pontuou Mônica.

Na ocasião, o coordenador do curso de Psicologia da AEMS, de Três Lagoas, André Masao, ressaltou a importância do evento, destacando que a apesar do reconhecimento social, a Psicologia ainda precisa lutar muito.“Precisamos nos unir para que tenhamos esse reconhecimento também pelo Estado, necessitamos que cada vez mais nós, psicólogos, psicólogas e alunos e alunas de Psicologia, problematizemos sobre nossas atuações e o rumo que a Psicologia está tomando, sendo indispensável nos unir como classe para que continuemos a ter uma profissão mais fortalecida, sempre com ética e cuidado, foi esse o espírito da mesa, discutir a Psicologia na atualidade”, defendeu.

A mesa redonda foi realizada no dia 29 de agosto de 2016 e contou com também com a presença das psicólogas, Lidiany Oliveira Dantas e Priscila Zanardi Favaretto.