No dia 23 de maio às 19h, a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Grupo de estudo e pesquisa em Psicologia e Educação UFMS (GEPPE), Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e Conselho Regional de Psicologia da 14ª Região – Mato Grosso do Sul (CRP14/MS) se uniram em evento direcionado a comunidade acadêmica e profissional da psicologia e da educação.
Na data aconteceu mesa redonda, lançamento do livro “Educação & Psicologia – Divulgando o Conhecimento Científico”, organizado por Ronaldo Alexandrino e Sônia da Cunha Urt, e palestra “A Educação, a Ciência e a Psicologia: Desafios Contemporâneos”, ministrada pela Dra. Ângela Soligo (Unicamp).
Representando o CRP14/MS, o presidente Walkes Jacques Vargas, esteve presente namesa redonda de abertura e destacou: “Profissionais e estudantes tiveram a oportunidade de trocar ideias e experiências com especialistas renomadas/os, abordando temas relevantes para ambos os campos. O evento destacou a importância da disseminação do conhecimento científico e do diálogo interdisciplinar” .
O evento também foi mais uma oportunidade para pautar a Lei 13.935 que propõe a inserção de profissionais de Psicologia e Serviço Social nas redes públicas de educação básica. A presença da Profa. Ângela Soligo acrescentou uma dimensão especial ao evento, ao trazer sua expertise acadêmica e suas reflexões sobre os desafios contemporâneos enfrentados no campo da educação e da psicologia. Sua palestra estimulou o pensamento crítico e inspirou os presentes a refletirem sobre novas abordagens e práticas que possam contribuir para uma educação mais inclusiva e humanizada.
Sobre o Livro:
“Educação & Psicologia: divulgando o conhecimento científico” é uma obra que busca levar conhecimento para além dos limites da academia, especialmente em um país marcado pela desigualdade e exclusão social. Ronaldo Alexandrino, em colaboração com Sonia Urt, durante seu estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), conduziu atividades educativas inovadoras, abordando uma variedade de temas importantes.
O cuidado metodológico foi uma constante, destacando-se a integração de grupos de pesquisa de diferentes regiões do Brasil. O livro é o resultado das discussões e debates promovidos durante essas atividades formativas, disponibilizadas online em canais como YouTube e Spotify. Além de oferecer uma diversidade de perspectivas, o livro também inspira profissionais da educação e psicologia a formar novas comunidades de aprendizagem, enfrentando os desafios sociais e lutando por uma educação mais inclusiva e cooperativa.