Você está visualizando atualmente CRP14/MS promove encontro com estudantes para discutir atuação profissional

CRP14/MS promove encontro com estudantes para discutir atuação profissional

No último sábado, dia 1º de julho,  no auditório da UCDB Centro, o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS) realizou uma atividade histórica para os acadêmicas/os de psicologia: o Encontro "Contribuições Da/o Psicóloga/o nas Organizações de Trabalho", que, dessa vez, teve foco na visão dos estudantes.

A iniciativa tem como objetivo discutir as possibilidades de atuação da/o psicóloga/o sob a ótica do acadêmico e as necessidades das organizações, de modo a levantar proposições que levem a uma participação cada vez mais efetiva e eficaz desse profissional na busca de resultados e no desenvolvimento das organizações e dos trabalhadores.

Para tal, foram realizadas duas mesas de debate. A primeira debateu a inserção do psicólogo na área organizacional e como gerir pessoas além do RH e a segunda discutiu a aceitação do psicólogo na organização x relacionamento com os gestores: ética profissional.

De acordo com a conselheira Jaciane Vieira, "é de extremo valor o peso desse evento, pois os acadêmicos vão entrar no mercado então eles precisam enxergar o que nós estamos vivendo enquanto profissionais e colocar a discussão deles e as reflexões que eles fazem com a teoria com o que eles veem que a gente faz na prática".

A professora de Psicologia da UNIGRAN Dourados, Leticia Oliveira Silva acredita que a realização de eventos do Conselho Regional de Psicologia com esse enfoque fortalecem muito a prática da área de psicologia organizacional. "Essa proposta traz grandes contribuições tanto para o meio acadêmico quanto prático, trazendo fortalecimento para nossa área através da visão dos estudantes da teoria e das práticas de estágio", explica.

Maria Julia Dias é estudante de psicologia da UCDB, e foi uma das acadêmicas responsável pela organização do encontro. Ela conta que realizações como essas são fundamentais para quem vai entrar no mercado de trabalho. "O CRP deu bastante espaço e suporte para a realização desse evento, foi o primeiro com a participação e organização de eventos de acadêmicos. Ele é fundamental, porque é muito importante para deixar os alunos mais engajados com as práticas".