No dia 18 de maio, é comemorado, em todo o país, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Essa data serve para mobilização dos estudantes, profissionais da área de saúde mental e usuários de serviços para discussão de temáticas relacionadas à Reforma Psiquiátrica e à Luta Antimanicomial.
No Mato Grosso do Sul ainda existe a necessidade do fortalecimento da articulação intersetorial, para desenvolvimento de ações interinstitucionais voltadas às demandas da RAPS. Diante desse cenário o Conselho de Regional de Psicologia 14º Região MS e Liga Acadêmica de em Psicologia da Saúde – LAPS da Universidade Federal de Psicologia, em parceria com diversas instituições realizará entres os dias 15 e 19 de maio, a I Semana da Luta Antimanicomial do Mato Grosso do Sul e III Encontro do Cerrado, trazendo à tona o tema “É preciso estar atento e forte”. O objetivo do evento é fortalecer o chamado da categoria tanto para a reflexão sobre o cenário atual das políticas de saúde mental, quanto para a necessidade de retomada do processo de reconstrução e superação dos retrocessos. As inscrições estão abertas até o dia 15 de maio e são gratuitas.
Para o coordenador da Comissão de Saúde, psicólogo Alberto Mesaque (CRP:14/08402-7), “o evento é importante para a discussão da reforma psiquiátrica da luta antimanicomial neste momento, depois de tantos retrocessos que já vivemos no último governo, como de fortalecimento das comunidades terapêuticas, desmonte no SUS, e de baixo investimento financeiro nos CAPS, que tem uma proposta de atendimento e cuidado. Estamos em uma retomada de poder reconstruir as práticas antimanicomiais, pois entendemos que o manicômio é uma lógica que pode acontecer nas políticas públicas, nos consultórios privados, nas ONGs, nas instituições de um modo geral.”
O evento contará com palestras, mesas de debate, oficinas, apresentações de trabalho e atrações culturais. Além disso, uma grande mobilização no dia 18 de maio com uma caminhada entre as praças do Rádio Clube e Ary Coelho, com o objetivo de mobilizar usuários, estudantes, profissionais e a população em geral.
Os eventos são resultados de uma construção coletiva e interinstitucional do Conselho Regional de Psicologia 14ª Região – MS e da Liga Acadêmica de em Psicologia da Saúde – LAPS da Universidade Federal de Psicologia, em parceria com diversas instituições, como Rede de Atenção Psicossocial de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul, Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, UNIGRAN Capital, Faculdade Insted, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Católica Dom Bosco, Faculdade Anhanguera, Uniderp, Facsul, Projeto Reintegra do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Fórum Sul mato-grossense de estudantes da Saúde Mental, Escola de Saúde Pública/ESP Dr. Jorge David Nasser- MS, Programa de Residência Multiprofissional em Saúde em Mental.
“Poder refletir a luta antimanicomial nessas formas de prisões, ainda é um debate muito desafiador e necessário. E comitente a esse tema teremos muitos workshops, palestras, passeata que envolve o aprendizado acadêmico, teremos também a organização coletiva para esse evento que favorece para a divulgação desse tema e para os próximos”, frisou.
Para realizar a inscrição e conferir todo cronograma e palestras acesse o link: https://www.even3.com.br/i-semana-de-luta-antimanicomial-do-ms-e-iii-encontro-do-cerrado-e-preciso-estar-atento-e-forte-333458/