Você está visualizando atualmente CRP14/MS reúne Conselhos da saúde  para criação de fórum da luta antimanicomial

CRP14/MS reúne Conselhos da saúde para criação de fórum da luta antimanicomial

Em reunião na sede do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul, diversos Conselhos de Saúde do Estado se reuniram para debater a situação da saúde mental e traçar estratégias para criação de um Fórum de atuação nos moldes do Fórum Mineiro de Saúde Mental. A inciativa foi encabeçada pelo CRP14/MS que articulou a presença dos representantes.

O principal objetivo da reunião é formar um núcleo de militância para combater o desmonte da política de saúde mental no Brasil. Recendente o Governo federal aprovou uma portaria, sem discussão coletiva, que impõe sérios retrocessos no tratamento de pacientes com transtornos mentais e a usuários de álcool e drogas. Os profissionais da saúde temem, sobretudo, o retorno da internação de pessoas com transtornos em hospitais psiquiátricos.

Na prática, a alteração da política de atendimento à saúde mental proposta pelo Ministério da Saúde ressuscita o financiamento de ambulatórios de saúde mental, sobrepostos aos serviços comunitários existentes. Dessa forma, o conjunto das propostas que está sendo adotado hoje privilegia a internação e duplica serviços. Como os recursos são escassos e decrescentes, o resultado será o sucateamento da rede comunitária de saúde mental.

Além dos Conselhos de Saúde de Mato Grosso do Sul, esteve presente na reunião a psicóloga Elisabete de Souza, representante da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (Renila).