Este dia destaca a importância de focar na prevenção e em intervenções eficazes, especialmente considerando que os índices de suicídio têm aumentando. Organizações e sociedade se mobilizam para realizar campanhas, oferecer suporte e orientar sobre sinais de alerta e recursos disponíveis.
De acordo com o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde (MS), 342 pessoas em Mato Grosso do Sul cometeram suicídio em 2023, com base nas categorias de lesões autoprovocadas voluntariamente (X60 a X84 da CID-BR-10). Desses casos, 134, ou seja, 39%, ocorreram na faixa etária de 15 a 29 anos. Isso significa que quase 40% dos suicídios registrados no estado foram cometidos por jovens.**
Esses dados ressaltam a necessidade urgente de iniciativas voltadas para a prevenção do suicídio, especialmente entre os jovens. Programas de conscientização, suporte psicológico e políticas públicas voltadas para a saúde mental são essenciais para enfrentar esse desafio.
Recentemente o CRP14/MS participou do desenvolvimento da Cartilha Juventude e Saúde Mental publicada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude do Governo do Estado. O material está disponível online nas línguas portuguesa, kadiwéu, guarani e terena.
Link para download: https://www.sec.ms.gov.br/publicacoes/
** Fonte: SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE MORTALIDADE (SIM) MINISTÉRIO DA SAÚDE (MS)