You are currently viewing Eleições da Psicologia 2022: apresentadas as pré-candidaturas à Consulta Nacional do CFP

Eleições da Psicologia 2022: apresentadas as pré-candidaturas à Consulta Nacional do CFP

Votação será realizada em agosto na modalidade virtual

A Consulta Nacional para a gestão 2022/2025 do Conselho Federal de Psicologia (CFP) deverá ter duas chapas concorrentes. O anúncio foi feito neste domingo (5), no encerramento do 11º Congresso Nacional da Psicologia (CNP), a instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos.

As duas pré-candidaturas anunciadas foram a Frente em Defesa da Psicologia Brasileira (com Pedro Paulo Gastalho de Bicalho como cabeça de chapa e candidato a presidente); e Toda Psicologia: Ética, Plural e Democrática (com Tássio de Oliveira Soares como cabeça de chapa e candidato a presidente).

As pré-candidaturas seguem para a fase de homologação pela Comissão Eleitoral Especial. Assim que forem tornados públicos os pareceres de admissibilidade das inscritas, a composição das chapas e respectivos números serão divulgados para a categoria.

Eleições do Sistema Conselhos
As eleições do Sistema Conselhos de Psicologia serão realizadas de 23 a 27 de agosto de 2022, unicamente na modalidade on-line, pelo site oficial do processo eleitoral. O voto é secreto, pessoal, intransferível e obrigatório – sendo facultativo somente para psicólogas(os) com idade a partir de 65 anos. Psicólogas(os) inadimplentes e que estejam com restrição de direitos não poderão votar.

A(o) eleitora(or) deverá votar pelo site oficial das eleições, das 8h do dia 23 de agosto até às 17h do dia 27 de agosto, por meio de dispositivo eletrônico de sua escolha. A apuração será realizada no dia 27 de agosto de 2022, na sede do Conselho Federal de Psicologia, em Brasília, com acesso restrito às pessoas credenciadas.

A conferência dos votos será realizada por meio do sistema de contagem eletrônico, que poderá ser acompanhada por fiscais das chapas que concorrem à Consulta Nacional. Os votos on-line, devidamente registrados no sistema eletrônico de votação, serão considerados válidos.

Será vencedora a chapa que obtiver o maior número de votos válidos, independente do percentual que esse número represente em relação ao total de votos apurados. Os membros do Conselho Federal de Psicologia serão eleitos pela Assembleia dos Delegados Regionais e serão empossados em sessão solene dentro do período de 30 (trinta) dias que antecede o término do mandato da atual gestão.

A participação de todas(os) as(os) psicólogas(os) nesse processo democrático é de fundamental importância para o futuro da Psicologia. É o voto das(os) psicólogas(os) que definirá as(os) responsáveis por conduzir as ações e políticas relacionadas à profissão nos próximos três anos, com base nas deliberações do 11º Congresso Nacional da Psicologia (CNP).