O CRP14/MS tem o prazer de convidá-los(as) para o III Seminário Estadual de Psicologia Educacional e Escolar: Caminhos percorridos e diálogos necessários.
Considerando os princípios fundamentais que regem a atuação ética de psicólogas e psicólogos no Brasil e a promulgação da Lei Federal nº 13.935/2019, que estabelece a presença de psicólogos(as) escolares nas redes de educação básica, essa área de atuação tem se consolidado cada vez mais em nosso Estado. No entanto, é fundamental fortalecer a atuação desses profissionais nas escolas por meio de uma formação continuada que discuta, problematize e avance em ideias para enfrentar e superar as dificuldades vividas atualmente, que possuem raízes na história da educação pública brasileira.
Detalhes do Evento:
- Data: 16 e 17 de agosto
- Formato: Google Meet
- Inscrições: https://forms.gle/RSTAY78KXUSQzJPP9
Dia 16/08 – 19h às 19h30 – Mesa de abertura
Participantes: CRP14/MS, ABRAPEE MS, ABEP MS, CRESS, SINPSI MS.
Dia 16/08 – 19h30 às 21h – Formação Continuada no contexto da Psicologia Escolar e Educacional
Palestrante: Fauston Negreiros – CRP01/26644
Dia 17/08 – 8h às 10H Mesa – Discussão de Práticas Profissionais
Palestrantes:
Ana Luiza Loureiro Klein – CRP14/09814
Sofia Urt Frigo – 14/05305-5
Tatiana Platzer do Amaral – CRP06/45009
Dia 17/08 – 10h15 às 12h – Mesa – Atuação da Psicologia Escolar e Educacional frente às questões
de diversidade na escola.
Palestrantes:
João Fernando dos Santos Vilela – CRP14/08098-1
Vanessa Silva de Souza – CRP14/07450-9
Participe e contribua para o avanço da psicologia educacional e escolar em nosso Estado!
Confira os mini currículos dos participantes:
Ana Luiza Loureiro Klein
N.º CRP: 14/09814
Bacharelado em Ciências Sociais, Universidade Estadual de Campinas (1993); Licenciatura Plena e Formação de Psicólogo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993); Pedagogia, Faculdades Associadas de São Paulo (2016). Pós-doutorado, Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar (LIEPPE), Instituto de Psicologia – USP (2020)
Atuação Atual: Psicóloga Clínica com ênfase na queixa escolar, atendendo psicológico e neuropsicológico; docente e coordenadora em cursos de Pedagogia e Psicologia, presencial e EAD; integrante de grupos de avaliadores institucionais e de curso do INEP/MEC.
Fauston Negreiros
N.º CRP: 21/00485
Psicólogo, Universidade Estadual do Piauí (2005). Pós-Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Universidade de São Paulo – USP (2020)
Atuação Atual: Professor Associado III do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e orientador de Mestrado e Doutorado no programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (PG-PDE) do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB). Coordena o Grupo de Pesquisas em Psicologia Escolar Crítica e Políticas (PECPol), vinculado ao CNPq.
João Fernando dos Santos Vilela
N.º CRP:14/08098-1
João é homem Trans e Psicólogo graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Atuação atual: Conselheiro do Conselho Regional de Psicologia 14ª Região – MS e coordenador da Comissão de Gênero e Diversidade Sexual. É coordenador estadual do IBRAT/MS, um dos assessores internacionais do IBRAT Nacional, membro do comitê técnico de saúde integral da população LGBT+ do Estado do Mato Grosso do Sul. Recentemente recebeu titulo de Dr. Honoris Causa pelos serviços prestados a comunidade LGBT+, como defensor dos direitos dessa população e pela promoção de uma psicologia mais inclusiva.
Sofia Urt Frigo
N.º CRP: 14/05305-5
Psicóloga pela pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010), mestrado em Psicologia com ênfase em Psicologia e Processos Psicossociais também pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2015) e doutorado em Psicologia com foco em Políticas Públicas, Cultura e Produções Sociais pela Universidade Católica Dom Bosco (2021).
Atuação atual: psicóloga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – Campus Três Lagoas e atua como pesqsadora no Laboratório de Estudos Psicossociais em Saúde Frente a Contextos da Desigualdade Social (LEPDS/PPGPsi-UCDB) e no Grupo de Estudos e Pesquisas em Teoria Sócio-Histórica, Migrações e Políticas Sociais (GEPEMPS/PPGPsi-UCDB), com ênfase em trabalho, educação profissional, teoria sócio-histórica e políticas sociais.
Tatiana Platzer do Amaral
N.º CRP: 06/45009
Pós-doutorado no Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar- LIEPPE, IP/USP. Mestrado e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo IP/USP. Formação de graduação em Psicóloga. Formação Profissional em Neuropsicologia Luriana pela Associação Portuguesa de Psicologia Relacional-Histórica.
Atuação atual: Membra da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) e Sociedad Interamericana de Psicología (SIP). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Psicologia Escolar e Educacional, Enfoque histórico-cultural, Políticas Públicas e Educação Especial.
Vanessa Silva de Souza Vanessa Terena
N.º CRP: 14/07450-9
Atuação Atual: Psicóloga indígena da etnia Terena, Conselheira do Conselho Regional de Psicologia e integrante da Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogas.