Você está visualizando atualmente Lançamento das referências técnicas para atuação de psicólogas(os) no atendimento às mulheres em situação de violência em Rio Brilhante.

Lançamento das referências técnicas para atuação de psicólogas(os) no atendimento às mulheres em situação de violência em Rio Brilhante.

Na manhã de 11 de março de 2025, mesma data da 13ª Parada do CREPOP Itinerante, Rio Brilhante recebeu o lançamento da 2ª edição das Referências Técnicas para atuação de psicólogas/os no atendimento às mulheres em situação de violência. O evento foi mediado por Rebeca de Lima Pompilio (CRP14/08434-5), Coordenadora Técnica em Psicologia e Políticas Públicas, e Bárbara Marques Rodrigues (CRP14/06285-4), Conselheira Vice-presidente do X Plenário CRP14/MS e Coordenadora do Centro de Atendimento à Mulher Vítima de Violência – Viva Mulher. Durante o evento, houve uma rica troca de experiências e conhecimento entre profissionais da Psicologia e do Serviço Social dos municípios de Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul e Dourados.


Bárbara Marques Rodrigues enfatizou a importância do lançamento das Referências Técnicas em cidades do interior, como Rio Brilhante:
“Em cidades do interior, onde muitas vezes o acesso a capacitações e materiais específicos é limitado, contar com o lançamento fortalece a prática profissional e amplia a rede de proteção às mulheres em situação de violência. Estamos dando um passo importante na valorização da atuação das/os psicólogas/os em políticas públicas enquanto ferramenta de transformação social e garantia de direitos. Que esta Referência se torne um suporte fundamental para todos as/os profissionais que, diariamente, enfrentam o desafio de acolher e apoiar mulheres em contextos de vulnerabilidade.”



Luciene Damacena Pereira
(CRP14/03411-0), Psicóloga no Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NUIAM), também ressaltou a relevância do evento:
“No dia 11/03, o CREPOP esteve presente em Rio Brilhante, em dois momentos distintos. Pela manhã, foi feito o lançamento das referências técnicas para psicólogas/os no atendimento à mulher vítima de violência, onde tivemos a importante fala da Conselheira Bárbara, que compartilhou sua experiência nesta área. Este tipo de iniciativa é fundamental para qualificar o atendimento e fortalecer a rede de proteção e apoio às mulheres em situação de violência.”

A Assistente Social do NUIAM, Sandra Caroline Eckstein Cottica, expressou seu contentamento em presenciar o lançamento de um documento importante para a informação e aprimoramento das/os profissionais da área:

“Participar do lançamento da Referência Técnica para atuação de Psicólogas(os) no ATENDIMENTO ÀS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA foi um momento especial para nós, profissionais que trabalhamos diretamente com esta questão. Espaços como esses, de reflexão sobre esta temática, embasam a nossa prática profissional. Estou ansiosa para a leitura desta orientação técnica. […] Foi gratificante e de extremo aprendizado participar dessas atividades. Quem dera se outros Conselhos tivessem essas ações descentralizadas. Parabéns pela iniciativa!”

A Tenente Débora Gibim, coordenadora do Promuse (Programa Mulher Segura) do 15° Batalhão de Polícia Militar, também participou do evento, destacando a importância da colaboração entre diferentes áreas no enfrentamento à violência contra a mulher. Ela explicou que o Promuse, programa que abrange os municípios de Maracaju, Rio Brilhante e Nova Alvorada do Sul, tem sido um aliado essencial na integração de esforços entre a polícia e as equipes de saúde e assistência social para garantir a proteção das mulheres. A Tenente também apresentou alguns dados que ressaltam o ativo trabalho que vêm sendo realizado:

Nos últimos seis meses, o Promuse do 15° BPM realizou 54 palestras, 143 visitas técnicas e 355 fiscalizações de medidas protetivas. De janeiro a março de 2025, foram registrados 68 boletins de ocorrência em Maracaju, 36 em Rio Brilhante e 24 em Nova Alvorada do Sul. Durante o mesmo período, foram expedidas 45 medidas protetivas em Maracaju, 32 em Rio Brilhante e 12 em Nova Alvorada do Sul.

Em 2024, foram registrados 274 boletins de ocorrência em Maracaju, 205 em Rio Brilhante e 135 em Nova Alvorada do Sul. Quanto às medidas protetivas expedidas, foram 208 em Maracaju, 168 em Rio Brilhante e 93 em Nova Alvorada.

Agradecemos as/os profissionais do NUIAM por, além de prestar um serviço essencial em prol da segurança e liberdade das mulheres de Rio Brilhante e região, concederem o espaço físico para a realização do evento.

O lançamento desta Referência Técnica reforça o compromisso do CRP14/MS com a rede de apoio às mulheres vítimas de violência. O CREPOP reafirma sua missão de promover a educação e a capacitação contínua de profissionais, assegurando que a Psicologia desempenhe um papel essencial nas políticas públicas voltadas à proteção e garantia dos direitos das mulheres.

Acesse a RT completa aqui.