Você está visualizando atualmente Live: CRP14/MS lança “Revista Hingá 14!” na quinta-feira (31/03)

Live: CRP14/MS lança “Revista Hingá 14!” na quinta-feira (31/03)

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul – 14ª Região (CRP14/MS) realiza na quinta-feira (31/03) o lançamento da “Revista Hingá 14!” por meio de uma live a partir das 19h30 (horário de Mato Grosso do Sul).

A Revista Hingá 14! Será o anuário da psicologia do Mato Grosso do Sul, o nome escolhido tem origem na língua indígena terena e significa “vamos!”. A língua terena é falada no Brasil por cerca de 15.000 indivíduos. É considerada uma língua aruaque, pertencente ao subgrupo maipureano. Muitos de seus falantes têm pouca proficiência no idioma português; 20% são alfabetizados em seu próprio idioma, e 80% no português. É falado principalmente no estado do Mato Grosso do Sul, especialmente nos municípios de Aquidauana, Miranda, Nioaque, Sidrolândia, Anastácio e Dois Irmãos do Buriti; também se encontram falantes do terena em Porto Murtinho, na terra indígena dos cadiueus, em Dourados, na terra indígena guarani-kaiowá, e em São Paulo, no Posto Araribá, perto de Avaí e Bauru. A língua terena tem um dicionário e gramática escritos.

Em 2021 o CRP14/MS completou 25 anos de existência, e a “Revista Hingá 14!”, em parceria com o Conselho Federal de Psicologia, vem coroar o trabalho até aqui realizado pela instituição em prol de uma Psicologia presente em todos os momentos. Nesses 25 anos de CRP14/MS, o trabalho foi realizado por muitas mãos, nos nove plenários que foram constituídos por psicólogas(os) comprometidas(os) com o oferecimento de uma Psicologia que atenda às demandas da sociedade de forma ética e responsável, com a cooperação de tantas outras entidades e profissionais da Psicologia de MS.

Atualmente, no Mato Grosso do Sul, estão inscritos e ativos 5.411 profissionais de psicologia e existem 11 cursos de formação em Psicologia ativos, contando capital e interior. As lutas e conquistas da atuação em Psicologia são inúmeras, englobando a expansão da profissão para além das áreas clássicas de atuação, muitas delas registradas pelas produções do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), que resultam no reconhecimento pela população da importância do trabalho da Psicologia em diversos campos e realidades, com intervenções individuais e coletivas, colaborando para a saúde mental, a qualidade de vida e a construção de uma sociedade que tenha como norte o respeito aos direitos humanos e o bem comum.

Durante o ano de 2021, o CRP14/MS executou diversas ações e eventos de relevância social para a população em geral e, especialmente, para a categoria. Foram eventos de orientação, lives informativas, debates, oficinas, apresentação de trabalhos, reuniões de articulação política, Audiências Públicas, entre outros. No ano de comemoração aos 25 anos do CRP14/MS, foi preciso reinventar o modo de planejar eventos que, de fato, alcançassem a categoria.

Por isso, convidamos você: Psicóloga e Psicólogo para participar de mais essa conquista da categoria que é a “Revista Hingá 14!” que acontece na quinta-feira (31) a partir das 19h30 através do Youtube: https://www.youtube.com/c/CRP14MS e do facebook: https://www.facebook.com/crp14ms

Confira a Revista Hingá 14!, clique aqui

Acompanhe a Live, clicando aqui.