Você está visualizando atualmente Nota de repúdio aos ataques transfóbicos contra a professora Emy Mateus Santos

Nota de repúdio aos ataques transfóbicos contra a professora Emy Mateus Santos

O Conselho Regional de Psicologia 14ª Região – Mato Grosso do Sul (CRP14/MS) manifesta seu veemente repúdio aos ataques transfóbicos direcionados à professora Emy Mateus Santos, proferidos na recente fala em tribuna concedida pelo deputado João Henrique Catan.

A transfobia é uma grave violação dos direitos humanos e, quando parte de representantes públicos, torna-se ainda mais preocupante, pois reforça discursos de ódio e legitima a violência contra pessoas trans. É inaceitável que uma profissional comprometida com a educação e a inclusão seja alvo de ataques que desrespeitam sua dignidade e existência.

O CRP14/MS reafirma seu compromisso com a ética profissional e a defesa dos direitos humanos, princípios que norteiam a Psicologia enquanto ciência e profissão. A transfobia não pode ser tolerada sob nenhuma circunstância, tampouco mascarada como liberdade de expressão. Reforçamos que discursos discriminatórios, especialmente quando advindos de figuras públicas, têm impacto direto na saúde mental da população trans, agravando quadros de sofrimento psíquico e exclusão social. As perseguições da cisnormatividade fazem parte das ofensivas antigenero ostensivamente propagadas pelos grupos políticos hegemônicos conservadores!

Diante disso, solicitamos que as autoridades competentes tomem providências imediatas para responsabilizar aqueles que promovem discursos de ódio e ataques contra grupos historicamente marginalizados.

Nos solidarizamos com a professora Emy Mateus Santos e com toda a população trans, reafirmando nosso compromisso na construção de uma sociedade mais livre, diversa, equânime, livre de qualquer forma de preconceito e violência, justa e com dignidade.

Conselho Regional de Psicologia 14ª Região – Mato Grosso do Sul (CRP14/MS