Você está visualizando atualmente Os Pré-COREPs começaram: macrorregião de Dourados recebe o primeiro evento 

Os Pré-COREPs começaram: macrorregião de Dourados recebe o primeiro evento 

O Pré-COREP da Macrorregião de Dourados foi realizado nos dias 04 e 05 de outubro. O evento foi o pontapé inicial dos 6 pré-congressos a serem realizados em todas as regiões do Estado. A reunião foi realizada na modalidade remota, em virtude da pandemia da Covid-19, tendo a presença de profissionais e estudantes de Psicologia.

O objetivo do evento foi definir políticas regionais referentes ao tema do 11º Congresso Regional da Psicologia “O Impacto Psicossocial da Pandemia: desafios e compromissos para a Psicologia Brasileira frente às desigualdades sociais” a serem discutidas no COREP no próximo ano, de onde sairão as teses para a discussão no CNP que servirão de base para toda a psicologia brasileira na gestão 2022/2025.

Segundo o vice-presidente do CRP14/MS, Walkes Jacques Varga o processo de pré-congressos e Congresso Regional da Psicologia é um grande momento de democracia participativa da nossa categoria. “Nessas atividades cada profissional e estudante tem a oportunidade de opinar sobre as ações do Sistema Conselhos para os anos seguintes. Está sendo um desafio para o CRP14 realizar essas atividades na modalidade virtual, porém a categoria respondeu muito positivamente com a grande mobilização e o rico debate realizado na macrorregião de Dourados. Vamos continuar trabalhando muito para que psicólogos(as) de todas as regiões do nosso estado tenham a oportunidade de participar desse bonito momento de construção coletiva”.

Para o conselheiro efetivo do CRP14/MS, Dionatans Godoy Quinhones os eventos são uma forma de fortalecer a psicologia. “Participar dos eventos preparatórios do CNP é uma excelente maneira de conhecer, respeitar e valorizar a história de construção e consolidação da Psicologia brasileira. Quanto maior for a participação, mais fortalecida será a psicologia”

Para a conselheira suplente do CRP14/MS, Maria de Lourdes Dutra o Pré-COREP em Dourados foi muito bom. “A participação foi bem representativa, com profissionais tendo um primeiro contato com o CRP14.  Com várias pessoas comprometidas com as políticas públicas e preocupadas com as questões sociais, dos povos indígenas, com o povo negro e os imigrantes. Saíram várias propostas no sentido de pensar como a psicologia pode acolher essas pessoas, revendo muitas vezes seus próprios paradigmas”.

A conselheira suplente do CRP14/MS, Pricila Pesqueira parabenizou os(as) psicólogos(as) que participaram do Pré-COREP região Dourados. “Sabemos que o Sistema Conselhos de Psicologia aposta na construção coletiva como bússola para suas ações institucionais, por isso cada um de nós deve fazer valer seu direito a voz, deve participar ativamente dessa construção. É nosso direito e é nosso dever contribuir para a manutenção de espaços democráticos, dentro e fora da psicologia”.

No encontro foram aprovadas 26 propostas regionais e nacionais, dos eixos temáticos que integram o Congresso Nacional de Psicologia (CNP), que em 2022 realiza a 11º edição. Ainda foram eleitas(os)os oito delegados(as) efetivos(as) e duas delegadas suplentes, que representarão a região de Dourados no COREP que vai ser realizado em Campo Grande em março do ano que vem.

Delegados(as) Efetivos(as): Angelica Maria Antonholi Botassari, Dionatans Godoy Quinhones, Eliana Cristina da Silva Arambell, Giovanna Loubet Ávila, Pricila Pesqueira, Rosalice Lopes, Tanise de Oliveira Fernandes, Vanilce Farias Gomes,

Delegadas Suplentes: Alice Soares,Paula Aparecida dos Santos Rodrigues

O CRP14/MS informa que até dezembro serão realizados os outros Pré-COREPs das nas regiões de: Corumbá, Ponta Porã, Campo Grande, Três Lagoas e Coxim.