Você está visualizando atualmente Participe do 8º Congresso Brasileiro de Saúde Mental (CBSM)

Participe do 8º Congresso Brasileiro de Saúde Mental (CBSM)

Evento é um chamamento à necessidade de retomada das políticas públicas antimanicomiais de saúde mental e de proteção de direitos

A cidade de São Paulo recebe mais uma vez, entre os dias 21 e 24 de julho, na Universidade Paulista (UNIP), no campus de Indianópolis, o 8º Congresso Brasileiro de Saúde Mental. O 8º CBSM tem como objetivo discutir a política de saúde mental, seus avanços, sua potência, seus impasses, a luta antimanicomial e o futuro das políticas de saúde e de proteção social no Brasil.

Conversamos com o presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), Leo Pinho, sobre a importância do evento e as expectativas para esta edição. Pinho destaca que o congresso ocorre em um contexto de regressividade das políticas de direitos humanos e de promoção de direitos no Brasil, e também no cenário de contrarreforma psiquiátrica. Assim o CBSM segue como “um importante dispositivo de organização, de mobilização e de visibilidade dos trabalhos acadêmicos que estão sendo produzidos na perspectiva da saúde mental e das políticas públicas de álcool e outras drogas”.

Para Leo Pinho, em sua oitava edição, o CBSM vem mostrar a vitalidade e a produção da Rede de Atenção Psicossocial por todo o Brasil, reafirmando “a necessidade de que o país e as políticas públicas brasileiras voltem a se alinhar à Lei 10.206/2001, às diretrizes constitucionais, ao Estatuto da Pessoa com Deficiência e às diretrizes da Organização Mundial de Saúde”, pontua.

O presidente da Abrasme convida a todas e todos a participarem do congresso e destaca que, nesta edição, haverá um grande ato de encerramento no dia 24 de julho, às 14 horas, na Praça Oswaldo Cruz na Avenida. “Será uma mobilização pela necessidade do Brasil de retomar o caminho das políticas públicas, do direito à democracia e à Constituição, e principalmente no que diz respeito às políticas de saúde mental, na perspectiva antimanicomial, seguindo a legislação e suas diretrizes constitucionais”.

Participação do CFP
O Conselho Federal de Psicologia participa do 8º Congresso Abrasme com uma série de atividades em defesa de uma política pública de saúde mental antimanicomial.

Em 23 de julho, das 10h30 às 12h30, participam da mesa sobre a 5ª Conferência da Saúde Mental a presidente do CFP, Ana Sandra Fernandes, e a conselheira Marisa Helena Alves. O diálogo também contará com a componente da mesa diretora do CNS, representando o segmento dos trabalhadores pela Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi), Fernanda Magano, e do presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), Leonardo Pinho.

Na tarde do dia 23, entre 14h e 16h, participam das discussões da mesa sobre o tema Psicologia e a Construção de Parâmetros Éticos para a atuação em Saúde Mental e Direitos Humanos, as(os) conselheiras(os) do CFP: Losiley Alves Pinheiro (Trânsito e Saúde Mental); Rodrigo Acioli Moura (Psicoterapia: da formação a prática, novos desafios); Neuza Maria de Fátima Guareschi (Assistência e Saúde Mental: Experiências na Intersetorialidade); Marina de Pol Poniwas (Alegações de alienação parental e o sofrimento mental de crianças e adolescentes); e Alessandra Santos de Almeida (Mobilidade Urbana e a Saúde Mental das Mulheres Negras).

Durante o evento, também haverá o lançamento de publicações elaboradas pelo CFP – como a Referência Técnica para atuação de psicólogas junto aos povos indígenas e a Referência Técnica para atuação de psicólogas no CAPS. Além disso, o CFP estará à frente do Espaço Negritude, com uma programação própria durante o congresso, sob a coordenação da conselheira e conselheiro, Célia Zenaide e Robenilson Barreto.

Confira a programação completa do congresso da Abrasme no site do 8º Congresso Brasileiro de Saúde Mental (CBSM).