Prorrogado para 30 de abril prazo de inscrição de trabalhos para a II Conape

Os trabalhos acadêmicos poderão ser encaminhados sob a forma de resumos ampliados. A divulgação dos resultados será em 16 de maio

O prazo para inscrições de trabalhos a serem apresentados na II Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) foi prorrogado até o dia 30 de abril. O evento será realizado de 15 a 17 de julho de 2022, em Natal (RN), com o lema Educação pública e popular se constrói com Democracia e Participação Social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.

As sessões de apresentação de trabalhos serão na modalidade Comunicação Oral, tendo por base os eixos e a temática geral da Conape 2022 “Reconstruir o País: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es”.

Os trabalhos acadêmicos poderão ser encaminhados sob a forma de resumos ampliados pelos endereços conape@fnpe.com.br; assunto “Trabalho Acadêmico CONAPE 2022”. A divulgação será em 16 de maio.

A atividade tem o apoio do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que faz parte de sua Comissão organizadora, representado pelas conselheiras Tahiná Khan e Norma Cosmo.

Entre os objetivos da Conape está o de  mobilizar os setores e segmentos da educação nacional dedicados à defesa do Estado democrático de direito, da Constituição Federal de 1988, do Plano Nacional de Educação (PNE) e de um projeto de Estado que garanta educação pública com a mais ampla abrangência, de gestão pública, gratuita, inclusiva, laica, democrática e de qualidade social para todas e todos, de forma a consolidar uma plataforma comum de lutas pela educação no país.

Eixos temáticos:

Eixo I – Décadas de lutas e conquistas sociais e políticas em xeque: o golpe, a pandemia e os retrocessos na agenda brasileira.

Eixo II – PNE, planos decenais, SNE, políticas setoriais e direito à educação.

Eixo III – Educação, direitos humanos e diversidade: justiça social e inclusão.

Eixo IV – Valorização dos/as profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde.

Eixo V – Gestão democrática e financiamento da educação: participação, transparência e controle social.

Eixo VI – Construção de um projeto de nação soberana e de estado democrático em defesa da democracia, da vida, dos direitos sociais, da educação e do PNE.

Acesse aqui o regulamento com o prazo ampliado.

Saiba mais:

CFP divulga chamada pública para apresentação de trabalhos na Conape 2022