Você está visualizando atualmente Psicologas e Psicólogos são homenageados pela Câmara Municipal de Campo Grande

Psicologas e Psicólogos são homenageados pela Câmara Municipal de Campo Grande

Com Assessoria da CMCG

No dia 9 de outubro, psicólogos e psicólogas de Campo Grande foram agraciados, com a Medalha Legislativa "Psicóloga Mestre Maria Solange Felix Pereira", em comemoração ao Dia do Psicólogo.

A proposição da solenidade foi feita pelo vereador Dr. Cury que, na ocasião, ressaltou a importância da profissão para área da saúde. Da mesma maneira, o presidente da Casa de Leis, Prof. João Rocha, destacou a relevância do trabalho desenvolvido pela categoria.  

“Estamos aqui hoje para reconhecer a importância do trabalho de vocês com a pessoa humana. Para mostrar o carinho e reconhecimento pela importante tarefa de cada um de vocês. Sintam-se acolhidos por esta Casa de Leis, que é a Casa do Povo”, disse Rocha.

Em seu pronunciamento, a presidente Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul, Irma Macário enalteceu o trabalho desenvolvido pela Professora Maria Solange Felix Pereira, que deu nome à Medalha Legislativa. “Tive a grata satisfação de ser colega de profissão, de trabalho dela durante 12 anos e também partilhar da luta pela Psicologia. Todos nós nos sentimos honrados porque a professora Maria Solange lutou e fez parte da história da Psicologia de Mato Grosso do Sul. Estamos completando 57 anos, somos uma profissão jovem, mas uma profissão que avançou bastante, alcançou muito, que possamos continuar as nossas lutas pela dignidade humana, liberdade, saúde e cidadania da população”, alegou.

Na Tribuna, a psicóloga Ana Deise Leonardo Cardoso discursou em nome dos homenageados e afirmou: “Estou muito feliz de estar aqui hoje. Poder ser reconhecida pela nossa profissão, ser homenageada é sempre muito bom. A Professora Solange foi uma colega muito lutadora pela nossa profissão, é uma honra receber uma medalha com nome dela. A Psicologia é uma ciência muito nova, começou há pouco mais de 100 anos, como profissão mesmo há 57 anos. Nossa profissão tem uma característica muito legal: o instrumento de trabalho que temos somos nós, quem está conosco dentro do consultório, nós somos o nosso instrumento, nosso olhar, nossa escuta, para acolher esse ser humano com muito respeito e ética”, afirmou.

Conforme a pesquisadora e professora da UCDB, Dra. Sônia Grubits, “Minha alegria é ter visto  Campo Grande crescendo e a Psicologia crescendo também com tudo isso. Hoje tenho orgulho de ver a atuação de todos os meus colegas e ver a confiança e o interesse que a população desenvolve pelo trabalho do psicólogo, que ajuda muitas pessoas a elaborar suas dificuldades e frustações”, revelou.

Para a coordenadora de Psicologia da Sesau, Marcela Lombello Contrera da Silva, os psicólogos representam acolhimento e resignificação na vida daqueles que precisam. “Por mais que a ciência avance e se descubram novas tecnologias, nada substitui estar junto, ser aquele que acolhe, que repassa palavras de conforto, mensagens de atitude e compreender, alinhar dores, frustações, ser um bálsamo de alívio quando necessário, aplacar carências, e sobretudo demonstrar a importância de cada indivíduo para todos”, avaliou.

O evento contou ainda com a apresentação cultural da Banda da Guarda Civil Metropolitana, sob a regência do maestro GCM Kleber Furst, que apresentou grandes sucessos musicais para animar o evento.