Você está visualizando atualmente Cineclube vai debater a questão da mulher e os espaços de poder na sociedade

Cineclube vai debater a questão da mulher e os espaços de poder na sociedade

Iniciando abril, a Comissão de Gênero e Diversidade Sexual (C. GÊN), do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS), promove um debate sobre o empoderamento feminino e a condição democrática com a exibição do filme ‘As sufragistas’. A sessão do Cineclube CRP14/MS será realizada na UCDB Centro, às 14h, neste sábado (2). A participação é gratuita mediante inscrição pelo site https://www.crpms.org.br/evento/cineclube-crp14ms/158 

Em “As Sufragistas”, o público verá uma história que se passa no início do século XX. Após décadas de manifestações pacíficas, as mulheres ainda não possuem o direito de voto no Reino Unido. Diante de tais circunstâncias, um grupo militante decide coordenar atos de insubordinação, quebrando vidraças e explodindo caixas de correio, para chamar a atenção dos políticos locais à causa. Então, Maud Watts (Carey Mulligan), sem formação política, descobre o movimento e passa a cooperar com as novas feministas. Ela enfrenta grande pressão da polícia e dos familiares para voltar ao lar e se sujeitar à opressão masculina, mas decide que o combate pela igualdade de direitos merece alguns sacrifícios.

O retrato de luta do filme se destaca pela coragem daquelas mulheres. Apesar de ser um filme de época, “As Sufragistas” torna-se relevante por sua triste atualidade. Seu argumento mostra que  pode ser absurda a ideia de mulheres serem impedidas de votar, em pleno 2016, mas a proibição era considerada tão “natural” quanto são consideradas naturais atualmente as limitações de direitos aos gays e transexuais, por exemplo, e como já foram consideradas naturais, pouco tempo atrás, a segregação racial, a escravidão e outras formas de privilégio da elite branca.

Após a exibição do filme haverá um debate com profissionais, pesquisadoras e estudiosas da temática. Os participantes receberão certificados.

SERVIÇO:

Cineclube CRP14/MS

  • Filme: As Sufragistas
  • Data: 02 de Abril
  • Horário: 14 horas
  • Local: UCDB Centro – Rua Barão do Rio Branco, 1811