Você está visualizando atualmente CRP 14/MS divulga artigos inéditos sobre Psicologia do Trânsito, escritos por Maria Solange Felix

CRP 14/MS divulga artigos inéditos sobre Psicologia do Trânsito, escritos por Maria Solange Felix

Dez ano depois que foram escritos, o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP 14/MS) torna público dois artigos inéditos de autoria da Msc Maria Solange Felix Pereira, falecida em dezembro de 2009.

 

Com os títulos: “DIRIGIR NÃO É PARA QUALQUER UM” e “EDUCAÇÃO E CIDADANIA NO TRÂNSITO: UM CAMINHO?” ambas as produções evidenciam, quase profeticamente, o contexto e a relação do comportamento no trânsito e psicologia.

 

“Esta terrível realidade é construída por uma série não desprezíveis de fatores políticos, econômicos, administrativos e biopsicossociais cuja solução não é fácil, e onde a educação e o exercício da cidadania no trânsito pode ser um caminho para a transformação. O Capítulo do Cidadão do Código de Trânsito Brasileiro representa um avanço em termos de direitos dos atores do ambiente da circulação. No entanto, o desconhecimento da lei, por vezes, traz prejuízos ao bem-estar e à qualidade de vida no trânsito. Isso nos conduz a uma discussão que precisa ser feita com urgência”, destacava a autora há dez anos.

 

A psicóloga Maria Solange Felix Pereira teve grande atuação em Mato Grosso do Sul, ocupando a Coordenação do Curso de Pós Graduação Estudos Avançados em Trânsito e Transporte- UCDB/DETRAN.  O CRP 14/MS teve acesso a esses conteúdos graças à generosidade do Psicólogo Renan Soares Jr., coordenador do curso de Psicologia da UCDB que cedeu os artigos para a publicação.

 

“O legado da professora Solange ecoa até hoje dentro do conhecimento construído sobre Psicologia do Trânsito. Publicar esses dois artigos e compartilhar com o mundo, por meio da internet, um pouco de suas contribuições nesta área que, cada dia mais, requer um olhar da Psicologia, é o que ela gostaria de ter feito e, o que nos cabe enquanto pesquisadores”, finaliza Renan.

 

Os artigos estão disponíveis para download no link:

https://www.crpms.org.br/contribuicoes