Você está visualizando atualmente CRP14/MS contesta edital da Assembleia Legislativa e solicita inserção do cargo de psicóloga(o)

CRP14/MS contesta edital da Assembleia Legislativa e solicita inserção do cargo de psicóloga(o)

No mês de julho, foi lançado o Edital 01/2016, referente à abertura de inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos visando o preenchimento do quadro de pessoal da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Dentre os cargos listados no edital, consta o cargo de Analista em Recursos Humanos, cujo pré-requisito se dá unicamente pelo Diploma ou Certificado de Curso Superior em Gestão de Recursos Humanos.

Observando a ausência do cargo de psicóloga(o) e os pré-requisitos para atuação na área de Recursos Humanos, o Conselho Regional de Psicologia 14ª Região – MS  emitiu ofício ao Presidente da Comissão Organizadora do Concurso da Assembleia Legislativa e à Fundação Carlos Chagas, responsável pelas informações do edital.

No documento, o CRP14/MS solicitou a inclusão do cargo de psicóloga no edital, com os pré-requisitos de formação na área, além da respectiva inscrição no Conselho, visto que a(o) psicóloga(o) é a(o) profissional devidamente habilitada(o) para atuar na área de Recursos Humanos, conforme o Catálogo Brasileiro de Ocupações (CBO) e a Resolução CFP 013/2007, que estabelecem as atribuições da(o) psicóloga(o) na área organizacional e do trabalho.

Além disso, a Lei 4.119/1962, que regulamenta a Psicologia enquanto profissão no Brasil, estabelece funções privativas à área, entre elas o uso de métodos e técnicas psicológicas relacionadas à orientação e seleção profissional, dos quais podemos citar o manuseio e aplicação de testes psicológicos, os quais vem sendo largamente utilizados na área de Recursos Humanos.

De modo geral, o CRP14/MS argumentou sobre a importância da(o) psicóloga(o) como profissional que contempla as funções desejadas para uma atuação com qualidade, contribuindo assim para um maior reconhecimento da Psicologia e valorização destas(es) profissionais.