Você está visualizando atualmente Delegação de Mato Grosso do Sul conclui participação no 9º CNP

Delegação de Mato Grosso do Sul conclui participação no 9º CNP

O 9º Congresso Nacional de Psicologia tem o tema “Psicologia, no cotidiano, por uma sociedade mais democrática e igualitária”, começou no dia 16 (sexta) e encerrou suas atividades neste domingo (19), com as novas propostas para Psicologia, definidas pelas delegações de psicólogas e psicólogos, que se encontram, em Brasília, no CICB – Centro Internacional de Convenções do Brasil.  A delegação de Mato Grosso do Sul participa do evento e defende as posições que foram definidas no COREP que ocorreu em Campo Grande em maio deste ano.

Na mesa de abertura, a presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Mariza Borges, afirmou esperar que o CNP seja voltado para pensar as políticas da autarquia e do Sistema Conselhos de Psicologia para a profissão e para o trabalho do (a) psicólogo (a).

Já na plenária de hoje, os (as) participantes debaterem as propostas aprovadas nos dez grupos de trabalho (GTs) que se reuniram nesta sexta-feira (17) e discutiram as 329 proposições advindas dos 23 Congressos Regionais de Psicologia (Coreps) realizados na etapa anterior.

As propostas foram divididas em 3 eixos. As proposições do Eixo 3 estão ligadas à ampliação da presença dos (as) psicólogos (as) nas políticas públicas e na sociedade de modo geral, e à construção de referências para o exercício profissional. Pela manhã, foram debatidas as pautas do Eixo 2, “Contribuições éticas, políticas e técnicas do processo democrático e de garantia de direitos”, e ontem, as do Eixo 1 – “Organização Democrática do Sistema Conselhos e Aperfeiçoamento das Estratégias de Diálogo com a Categoria e a Sociedade”.

Além da votação das propostas, foram apreciadas 49 moções (entre de apoio e de repúdio) e lançada a Articulação Nacional de Psicólogos e Psicólogas Gays, Lésbicas, Travestis e Bissexuais, com vistas a barrar retrocessos no que se refere aos direitos LGBTs no Bras

O congresso reuniu aproximadamente 270 pessoas, entre delegados (as), estudantes e convidados (as) de todas as regiões do país. Os 246 delegados e delegadas que participam do 9º CNP foram escolhidos democraticamente em todo o país, por meio dos Coreps.

Chapas

Ao final da plenária, a Comissão Eleitoral do 9º CNP apresentou as chapas relativas à consulta nacional para a gestão 2017/2019 do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que acontece em agosto deste ano. As quatro chapas anunciadas foram “Cuidar da Profissão”, “Fortalecer a Profissão”, “Psicólogos em Ação” e “Renovação da Psicologia”.

 Participação

O CNP acontece a cada três anos e possibilita a participação direta e democrática da categoria na construção da Psicologia. Para o Conselho Federal de Psicologia (CFP), é essencial que os (as) profissionais psicólogos (as) se mobilizem e participem, inclusive, das etapas de construção do evento.

O objetivo do Congresso é promover a organização e a mobilização das (os) psicólogas (os) para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão, definindo políticas nacionais a serem implementadas e/ou reguladas pelos Conselhos de Psicologia entre setembro de 2016 e setembro de 2019 e garantindo a participação direta dos (as) profissionais no processo de deliberação acerca das ações do Sistema Conselhos de Psicologia no próximo triênio. Será, também, espaço de articulação para composição, inscrição e apresentação de chapas que concorrerão ao mandato do Conselho Federal de Psicologia (CFP), na gestão de 2017 a 2019.

 Colaboração: Fonte CFP