Encontro sobre Políticas Públicas | 9º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia (Salvador)

O encontro sobre políticas públicas e relações de trabalho em Psicologia precede o 9º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, que tradicionalmente reúne entre 3.500 a 5.500 participantes, entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de psicologia. O evento acontece no Centro de Convenções da Bahia. 

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) promove no próximo dia 13 de maiodas 8h às 17h, em Salvador (BA), o 8º Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas, sob a temática “O Exercício Profissional enquanto Trabalho”, quando serão debatidas as condições de trabalho de psicólogas e psicólogos em todo o país.

Além das condições trabalhistas, o encontro abordará os aspectos ligados à formação do profissional em psicologia e às situações do dia a dia do profissional, com seus impactos no compromisso ético e na defesa incondicional dos direitos humanos, sob o aspecto da pluralidade da Psicologia.

Durante o dia serão realizadas três mesas de debates que abordarão políticas no contexto da saúde, da assistência social e da Psicologia na relação com a justiça. Serão elas:

 

Participação da Psicologia na Saúde: Olhares e Fazeres da Psicologia no SUS – Sistema Único De Saúde”; 

Subjetividade e Cidadania: Psicologia e Direito”; e 

O Fazer Ético-Político: Participação da Psicologia na Assistência Social”.   

O evento contará com a presença de especialistas diversas áreas da Psicologia, além da presidente do CFP, Mariza Monteiro Borges, Ilka Bichara, Presidente da Comissão Organizadora do CONPSI e Léa Lúcia Cecílio Braga, Diretora do Departamento de Proteção Social Básica da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Como já é tradição, o Seminário precede a abertura do Congresso Norte-Nordeste de Psicologia (Conpsi), que será realizado entre os dias 13 e 16 de maio. A abertura do CONPSI será na noite do dia 13, em um auditório para 1.800 pessoas.

O 8º Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas é gratuito e acontecerá no Centro de Convenções da Bahia. Os participantes receberão certificado de participação do CFP e as inscrições para o evento podem ser realizadas neste link.  

O Congresso Norte-Nordeste de Psicologia  

Realizado entre os dias 13 a 16, a 9ª edição do Congresso Norte-Nordeste de Psicologia (Conpsi) terá como tema “A Psicologia e os desafios do mundo contemporâneo”. Tradicionalmente, o evento reúne entre 3.500 a 5.500 participantes, entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de psicologia.

O CFP apoia o congresso e participará de mesas e palestras nas áreas de avaliação, métodos e medidas em Psicologia, Psicologia Social, Psicologia Política, Psicologia e questões Sociais, História e Epistemologia da Psicologia, Psicologia Escolar e Educacional, Sexualidade e Estudos Psicológicos de questões LGBTTs, Psicologia do Esporte e Psicologia Organizacional e do Trabalho.

A autarquia levará especialistas para tratar de temas da Psicologia relacionados ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), ao Sistema Único de Saúde (SUS), direitos das mulheres, história da sociedade brasileira, dilemas e reflexões sobre a questão indígena e educação (da educação básica à pós-graduação).

Clique aqui e veja a programação do CFP no Conpsi

 

8º Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas

Temática: “O Exercício Profissional enquanto Trabalho”

Data e horário: 13 de maio, das 8h às 17h

Local: Centro de Convenções da Bahia – Avenida Simón Bolívar, 600. Armação, Salvador/Bahia

 

Conheça o Conselho Federal de Psicologia 

 

O Conselho Federal de Psicologia – CFP é uma autarquia que regulamenta, orienta e fiscaliza o exercício profissional e promove espaços de discussão sobre os grandes temas da Psicologia que levem à qualificação dos serviços profissionais prestados pela categoria à sociedade.

 

Órgão central do Sistema Conselhos, que reúne 23 entidades regionais pelo país, o CFP tem sede e foro no Distrito Federal e jurisdição em todo o território nacional. 

 

A categoria da Psicologia possui mais de 257 mil profissionais registrados

 

Contato para entrevistas e informações:  

Telefone: (61) 21090138 / (61) 21090107

E-mail: raquel.alves@cfp.org.br