Você está visualizando atualmente Projeto Formação para o Controle Social no SUS: inscrições abertas para 2ª edição

Projeto Formação para o Controle Social no SUS: inscrições abertas para 2ª edição

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) abriu inscrições para a 2ª edição do Projeto Formação para o Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS). A atividade  tem como objetivo “qualificar e fortalecer a atuação dos conselheiros(as) de saúde e lideranças dos movimentos sociais que atuam na defesa do SUS em todas as unidades federativas do Brasil”.

Ao todo, serão mais de 60 oficinas – entre agosto e outubro de 2021 – em todo o país, cujas  pré-inscrições já estão abertas para o público alvo.

A seleção das(os) participantes será feita pelas Comissões de Educação Permanente dos Conselhos Estaduais de Saúde de cada unidade federativa  participante e por movimentos sociais. As pessoas selecionadas  serão informadas por e-mail e SMS e deverão confirmar a sua participação. A pré-inscrição não será para uma oficina específica, mas para o estado, ficando a critério da Comissão de Educação Permanente e dos movimentos sociais de cada local  a seleção dos participantes para as oficinas específicas.

Sobre o Projeto

Em 2017, o Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP) iniciou uma nova experiência formativa para o controle social no SUS, em parceria com o Conselho Nacional da Saúde (CNS), articulada pela Comissão Interinstitucional de Educação Permanente para o Controle Social do SUS (CIEPCSS) e financiada pela Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil.

Foram realizadas 70 oficinas formativas, à luz da educação popular, com conselheiras, conselheiros e lideranças sociais e populares de saúde em todos os estados brasileiros. Objetivou-se desenvolver ações que buscavam promover a atuação em processos de democratização do Estado, na garantia dos direitos sociais e na participação da população na política de saúde, reafirmando o caráter deliberativo dos conselhos de saúde, tendo em vista o fortalecimento do controle social no SUS.

Saiba mais

Projeto Formação para o Controle Social no SUS – 2ª Edição

Data: Agosto a outubro de 2021

Local: Online

Inscrições: Conselheiro (a) de Saúde clique aqui para fazer a sua. Líder de movimentos sociais clique aqui para fazer sua.

Mais informações: https://formacontrolesocial.org.br/home