Você está visualizando atualmente Psicólogas(os) definem proposições para comunidades indígenas.

Psicólogas(os) definem proposições para comunidades indígenas.

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS) realizou, na sede do Conselho, o primeiro evento preparatório para o 9° Congresso Regional de Psicologia (COREP). O evento tinha por objetivo discutir as práticas dos psicólogos e sua inserção no atendimento psicossocial aos povos indígenas, a fim de motivar a criação de teses a serem apresentadas e votadas nas etapas seguintes.

A conselheira-presidente do CRP14/MS, Irma Macário, e a coordenadora da Comissão de Psicologia e Povos Indígenas (CPPI), Giovana Guzzo, abriram o evento apresentando o Congresso aos presentes, explicando seu funcionamento e convocando a todos a apresentarem teses.

Em seguida, deu-se início aos trabalhos. Foram feitas discussões e proposições relacionadas ao tema do 9° Congresso Nacional Psicologia – “Psicologia, no cotidiano, por uma sociedade mais democrática e igualitária”, e seu segundo eixo – ‘Contribuições éticas, políticas e técnicas ao processo democrático e de garantia de direitos’.

Dentro dessa perspectiva, as psicólogas e os psicólogos presentes definiram alguns encaminhamentos que serão levados para o Congresso Regional, segunda etapa antes do Congresso Nacional. Destacou-se, em primeiro lugar, a elaboração de um material de Referências Técnicas Regionais para as/os psicólogas/os que atuam com a comunidade indígena. A construção do material será feita com a participação e envolvimento indígena.

O grupo ainda solicitou a criação de uma rede nacional de discussões sobre Psicologia e Povos Indígenas com a estratégia de realização de Seminários Regionais e Nacionais sobre Psicologia e Povos Indígenas; a inserção Psicologia e Povos Indígenas nos Congressos Científicos Nacionais de Psicologia, bem como a inserção do tema na grade curricular na graduação de Psicologia, e a divulgação do demonstrar o posicionamento ético e político em relação às demandas da população indígena nos meios de comunicação do Sistema Conselhos.

A Comissão vai encaminhar as proposições formuladas no evento preparatório ao debate que será realizado em 29, 30 e 1° de Maio, no COREP, em Campo Grande/MS.  As reuniões da CPPI estão abertas a todos profissionais interessados a debater a situação indígena. Para participar ,  envie email  para politica01@gmail.com.