Você está visualizando atualmente SEMINÁRIO EXPLICA MUDANÇAS NA NOVA RESOLUÇÃO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

SEMINÁRIO EXPLICA MUDANÇAS NA NOVA RESOLUÇÃO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Profissionais e acadêmicos da psicologia participaram nesta terça-feira (29) do seminário “Avaliação Psicológica e a Nova Resolução nº09/2018 e SATEPSI”, evento realizado pelo Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS), em parceria com a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). A atividade foi ministrada pelo Coordenador da Comissão Consultiva de Avaliação Psicológica (CCAP) e membro do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Fabián Rueda, com a intenção de apresentar, divulgar e explicar ao público as mudanças nas normas e diretrizes que regulamentam a Avaliação Psicológica.

Segundo Rueda, a Nova Resolução traz duas mudanças importantes. A primeira, uma ampliação das chamadas Fontes Fundamentais. Além dos testes aprovados pelo Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI), a entrevista ou anamnese, dinâmicas de grupos e processos grupais, o psicólogo poderá utilizar Fontes Complementares para a realização do laudo e resultado final da avaliação. “Acrescentamos a questão de Fontes Complementares, que podem ser relatórios de equipes multiprofissionais e também outros instrumentos não psicológicos, mas que tenham embasamento científico e teórico, e respeitem o código de ética do psicólogo”.

Outro destaque nas mudanças diz respeito ao cuidado com os Direitos Humanos. “Nós criamos um capítulo onde diz que é vedado ao psicólogo qualquer instrumento que possa vir a causar qualquer constrangimento, que não leve em consideração questões LGBT, de cor e sócio históricos da pessoa”, explica Fabián. De acordo com ele, a ideia é de que os métodos utilizados na avaliação psicológica consigam adequar-se à realidade do paciente.

A aprovação da Resolução 09/2018, acompanha os avanços vivenciados pela área de avaliação psicológica. Segundo a presidente do CRP14/MS, Irma Macário, as novas alterações são importantes para o exercício do profissional da área. “Essa resolução é instrumento fundamental para os conhecimentos dos psicólogos, especialmente quem trabalha com avaliação psicológica, com diagnóstico, na clínica e na organização. Todos eles precisam ter conhecimento dessa resolução”.

O CRP14/MS foi o primeiro a receber o coordenador da CCAP e a realizar esse evento. A conselheira do Conselho Federal de Psicologia e professora da UCDB, Norma Cosmo reconhece a necessidade de realização de ações do tipo por outras instituições da área. "É fundamental o evento, aliás, todos os conselhos regionais deveriam fazer isso, considerando que a avaliação psicológica atravessa todas as práticas do profissional de psicologia”.

Mara Lutz exerce a profissão de psicóloga há mais de 20 anos e atualmente está como pós-graduanda em Avaliação Psicológica. Segundo ela, com o passar do tempo é preciso estar atualizada e seminários como esse são importantes para o aperfeiçoamento dos profissionais.  "Acho que o evento é uma oportunidade para nós da classe podermos nos aprimorar, para sabermos das decisões e tentarmos melhorar. Claro que isso depois vai se reverter positivamente no paciente que a gente vai atender".

A publicação da nova resolução coincide com os 15 anos do SATEPSI. Fabián Rueda também apresentou as atualizações no site do Sistema de Avaliação, que agora conta com uma lista intuitiva para ajudar na busca de instrumentos que podem ou não ser usados na prática profissional. O coordenador destacou ainda a apresentação de um fluxograma para fácil reconhecimento de um teste psicológico e a sessão de perguntas frequentes.

A resolução 09/2018 está publicada no site do Conselho Federal. Aqueles que não puderam comparecer ao evento e possuem dúvidas em relação à Avaliação Psicológica e outros assuntos da profissão podem comparecer ao CRP14/MS.