Você está visualizando atualmente 11º CNP: grupos de trabalho apreciam propostas que serão encaminhadas para a Plenária

11º CNP: grupos de trabalho apreciam propostas que serão encaminhadas para a Plenária

As delegadas(os) analisam as 308 propostas sistematizadas durante as etapas regionais

No segundo dia de atividades do 11º Congresso Nacional da Psicologia (CNP), as(os) 375 psicólogas(os) eleitas(os) delegadas(os) durante os Congressos Regionais de Psicologia (Coreps) estiveram reunidas(os) para a apreciação das propostas que serão aprovadas pela Plenária do CNP.

Foram formados nove grupos, divididos em três eixos, para apreciar as 308 propostas aprovadas e sistematizadas nas etapas regionais. A aprovação das propostas apreciadas nesta sexta-feira (3) será  definida nos trabalhos de sábado (04) e domingo (5), em Plenária transmitida em tempo real pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).

As propostas irão compor o Caderno de Deliberações do 11º CNP, com as diretrizes de atuação para o  próximo triênio do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e dos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs). Os temas avaliados foram divididos em três eixos orientadores: 1)Organização Democrática e Participativa do Sistema Conselhos no Enfrentamento da Pandemia; 2)Defesa do Estado Democrático e dos Direitos Humanos via Políticas Públicas; 3) O fazer ético e científico da Psicologia no trabalho em saúde mental.

Com o tema O Impacto Psicossocial da Pandemia: Desafios e Compromissos para a Psicologia Brasileira Frente às Desigualdades Sociais, o 11º CNP marca um chamado para o fortalecimento de ações em defesa do Estado democrático.

Entre os temas debatidos nesta sexta-feira pelas psicólogas e psicólogos estão: condições de trabalho, democratização do Sistema Conselhos, a relação com as entidades, transparência, emergências e desastres, crianças e adolescentes, reforma psiquiátrica e luta antimanicomial, educação, relações raciais, avaliação psicológica, psicoterapia, relação com a Justiça e ampliação do exercício profissional, entre outros.

11º Congresso Nacional da Psicologia (CNP)
Realizado a cada três anos, o CNP não é um congresso científico-acadêmico, é o evento pelo qual é construída a agenda política da Psicologia brasileira. Por meio do CNP, a categoria tem garantida a sua participação democrática, como espaço de discussão e de transformação do funcionamento e das ações do Conselho Federal de Psicologia e dos Conselhos Regionais.

A atividade pode ser acompanhada, em tempo real, nos perfis oficiais do CFP no YouTube, Facebook, Instagram e Twitter. Acesse a programação do evento.