Hoje, 17 de Maio, é o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, uma data importante para lembrar que ainda há muito a ser feito para combater a discriminação e a violência contra pessoas LGBTQIAPN+.
A psicologia tem um papel fundamental na luta contra a homofobia, da promoção da diversidade e do respeito às diferenças ao acolhimento e a escuta empática de pessoas que sofrem com a discriminação e o preconceito. É preciso que as pessoas LGBTQIAPN+ sejam acolhidas e ouvidas sendo quem são, indivíduos com atravessamentos específicos, sem farmacologização, medicalização e julgamentos.
Além disso, a psicologia pode contribuir para a desconstrução de estereótipos e para a promoção de uma educação que valorize a diversidade. É importante que as pessoas aprendam desde cedo a respeitar as diferenças e a combater a discriminação, para que possamos construir uma sociedade mais justa e igualitária.
Neste Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, reafirmamos nosso compromisso em defender os direitos das pessoas LGBTQIAPN+ e em lutar contra a homofobia e todas as formas de preconceito e discriminação. A psicologia está do lado da diversidade e da inclusão, trabalhando para promover o bem viver e uma vida digna à todas, todos e todes.
Fonte: Comissão de Gênero e Diversidade Sexual