You are currently viewing 60 anos da psicologia: CRP14/MS, participa da solenidade e concorda com avanços

60 anos da psicologia: CRP14/MS, participa da solenidade e concorda com avanços

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul – 14ª região (CRP 14/MS) participou da Solenidade dos 60 anos da regulamentação da Psicologia no país, realizada na Câmara dos Deputados, na sexta-feira (13). O CRP14/MS foi representado pela presidente, Marilene Kovalski e conselheiro representante do GT dos 60 Anos da Psicologia no CRP 14/MS, Renan Junior.

Para Marilene Kovalski essa audiência solene proposta pela Deputada Erika Kokay (PT-DF) para comemorar os 60 anos da regulamentação da Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962, que criou a profissão de psicóloga(o) foi uma oportunidade de reunir a psicologia brasileira no Congresso Nacional, representada por todos os CRPs, CFP e entidades representativas da psicologia brasileiras. “As falas, principalmente da Deputada Érica e da psicóloga Ana Sandra, presidente do Conselho Federal de Psicologia, contemplaram a história, os avanços da profissão e as lutas que continuam em curso no Brasil. Principalmente a defesa da democracia, da liberdade e dos direitos a todas e a todos. Uma vida digna baseada na defesa dos direitos humanos. A homenagem reconhece o papel fundamental da Psicologia na sociedade. E aproveitamos para estender essa homenagem a toda a categoria”, enfatizou.

Já o conselheiro representante do GT dos 60 Anos da Psicologia no CRP 14/MS, Renan Junior disse que foi uma emoção poder participar do evento. “Poder participar de um momento como esse, de uma sessão especial comemorativa da nossa profissão é uma emoção muito grande, principalmente representando as(os) psicólogas(os) do MS. Nesses 60 anos de regulamentação da profissão, a psicologia deixou de ser uma profissão que atendia somente a quem podia pagar e hoje faz parte da vida de milhões de pessoas, nas políticas públicas, em vários fazeres, de várias maneiras e em muitos espaços, sempre ancorada num grande compromisso social com a construção do bem comum e da saúde e qualidade de vida da população brasileira”.

A comemoração foi realizada em Sessão Solene que contou com a presença de parlamentares e de representantes do Sistema Conselhos de Psicologia de todo o Brasil, além de centenas de profissionais e estudantes da área. A solenidade foi proposta pela deputada federal Erika Kokay (PT-DF), psicóloga de formação.

“Ao homenagear os 60 anos da Psicologia regulamentada neste país tão sofrido, homenageio cada uma das 424.456 psicólogas que se dedicam, em suas dificuldades cotidianas, muitas vezes tão injustas, não apenas para ganhar o próprio sustento, mas que se envolvem pessoalmente no exercício da profissão a fim de que ela, de fato, eleve a vida dos beneficiários de seus serviços”, destacou a presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Ana Sandra Fernandes.

*Com informações da Ascom do CFP