Você está visualizando atualmente 8ª PARADA DO CREPOP ITINERANTE EM NOVA ANDRADINA

8ª PARADA DO CREPOP ITINERANTE EM NOVA ANDRADINA

Diálogos Coordenados – Políticas Públicas e Interseccionalidade, “Violências e Violações de Direitos”

No dia 15 de março de 2024, das 13h30 às 17h, o CRP14/MS, por meio do CREPOP, esteve no município de Nova Andradina para realizar a 8a parada do CREPOP Itinerante, Diálogos Coordenados – Políticas Públicas e Interseccionalidade. O evento foi realizado na UFMS, com a temática “Violências e Violações de Direitos”, escolhida através de votação anteriormente pela categoria que receberia o evento.

Com intuito de promover a interiorização e chegar a maior parcela da categoria, a organização do evento mapeia a região e convida profissionais do entorno. Com isso, para além de profissionais da cidade sede do evento, foram convidadas também profissionais dos municípios de  Batayporã, Taquarussu, Ivinhema, Anaurilândia, Angélica e Bataguassu.

A equipe designada para ação foi composta por Regina Barreira, professora da UFGD e que esteve à frente para mediar o diálogo, Rebeca de Lima Pompilio, Assessora Técnica em Psicologia e Políticas Públicas/CREPOP/CRP14/MS e Gabriela Pereira da Silva, Coordenadora Técnica do CRP14/MS.

O encontro contou com a participação de 32 profissionais da psicologia dos municípios de Nova Andradina, Ivinhema e Batayporã, que atuavam na área da saúde, educação, assistência social e trânsito. No espaço para emergir questões pertinentes aos territórios as principais demandas foram relacionadas ao contexto de violência contra mulher e sua intersecção com raça e classe, questionando e formulando hipóteses sobre quais pessoas acessam e permanecem acessando o CRAM e porquê; violência estrutural e enraizada contra diversas populações, como mulheres, crianças e pessoas PCDs; dificuldade de crianças e adolescentes serem ouvidas pela comunidade escolar e acolhidas em suas demandas, bem como pontuado o crescente número de diagnósticos em crianças; a conduta ética da/do profissional da psicologia, e nossa responsabilidade em praticar e falar de uma Psicologia referenciada na ciência.

 

 

A profissional, Aline Nunes Ramos (CRP14/06349-0), que atua no CRAM de Nova Andradina ressalta que esse momento de diálogo possibilitou compartilhar e discutir as experiências vividas na rede e uma “oportunidade para discutirmos as boas práticas  dos profissionais frente às políticas públicas, bem como as práticas que infringem o nosso código de ética”.

Outra participante, Luciana Codognoto da Silva (CRP14/03963-1), professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Nova Andradina, atuante no ensino, na pesquisa e na extensão na área da Psicologia, destacou a grande contribuição obtida com a presença do Conselho Regional de Psicologia e profissionais da região do Vale do Ivinhema. Ela afirma: “Compartilhamos experiências, levantamos debates pautados nos limites éticos e profissionais de uma ciência psicológica que não coaduna com quaisquer tipos de violências, sejam elas de gênero, classe social, raça/cor e territórios, seja também no âmbito de nossas atuações enquanto profissionais éticos, que primam pelo zelo da Psicologia, enquanto ciência e profissão, e também das pessoas que dela necessita e/ou se beneficia. Foi um momento muito importante para todos nós!”.

Suélen Mazieri Lhamas (CRP14/07532-7), que atua no CREAS de Nova Andradina, e pelo equipamento em si que trabalha atende constantemente violações de direitos, avalia o encontro como “um afago” e diz que “nessas trocas percebi o quanto nossas angústias enquanto profissionais se assemelham e a necessidade de manter o olhar atento para as situações de violência e violação de direito que acontecem em todos os contextos, com todos os públicos que atuamos. Devemos nos manter constantemente sensíveis e atualizados, e assim cumprir com o compromisso ético da nossa profissão!”.

O CREPOP agradece a participação de todas profissionais e apoios, como a cedência da UFMS para a realização do evento. Nos colocamos à disposição pelo e-mail crepop@crpms.org.br.

Equipe CREPOP.