Você está visualizando atualmente Agepen e Conselho Regional de Psicologia discutem papel do psicólogo no Sistema Penitenciário de MS

Agepen e Conselho Regional de Psicologia discutem papel do psicólogo no Sistema Penitenciário de MS

O diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Ailton Stropa Garcia, recebeu esta semana, em seu gabinete, a visita de diretores do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul – CRP 14/MS. Entre os assuntos em pauta, foram debatidos quais os trabalhos que podem ser realizados por psicólogos junto à população carcerária.

Um dos temas discutidos foi a proibição de psicólogos da agência penitenciária realizarem o exame criminológico, trabalho que deve ser de responsabilidade do Judiciário. “A Agepen já cumpre essa normativa”, informou Stropa, durante o encontro.

Outro enfoque, foi o estabelecimento de parceria entre o Sistema Penitenciário e o CRP/14 na realização de palestras e treinamentos junto aos psicólogos da Agepen, objetivando cada vez mais o tratamento humanizado nos estabelecimentos prisionais do Estado.

Durante o encontro, os conselheiros também presentearam diretor-presidente da Agepen com várias publicações sobre o tema e se colocaram à disposição para contribuir no que for possível.

Participaram da reunião os conselheiros do CPR/14, Norma Cosmo (a presidente); Fernando Faleiros (presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização); Irma Macário (secretária-geral) e Simone Grisólia, (presidente da Comissão de Direitos Humanos); além do diretor de Assistência Penitenciária da Agepen, Gilson Martins.

 

CREDITO: texto e fotos – Keila Oliveira, assessora de imprensa Agepen