Você está visualizando atualmente Audiência Pública em Campo Grande discute Políticas Públicas para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Neurodiversos

Audiência Pública em Campo Grande discute Políticas Públicas para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Neurodiversos

No último dia 08 de abril, a conselheira vice-presidente Jucimara Zacarias Martins (CRP14/04714-7) marcou presença na Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Campo Grande. O evento, promovido pela Comissão Permanente de Saúde sob a presidência do vereador Dr. Victor Rocha, teve como objetivo principal discutir políticas públicas em prol das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Neurodiversos.

 

Durante sua participação, Jucimara Zacarias Martins iniciou sua fala cumprimentando todos os presentes na mesa, no plenário e aqueles que acompanhavam o evento através das mídias. Ela fez sua autodescrição, destacando-se como mãe de uma criança neurodiversa, além de ser psicóloga, mestre e doutora em Psicologia, conselheira vice-presidente do CRP14/MS e professora universitária.

Em apoio à audiência, Jucimara trouxe os cumprimentos do presidente do CRP14/MS, Walkes Jacques Vargas, e parabenizou a iniciativa do Dr. Victor Rocha, ressaltando sua importância como parceiro nas pautas da saúde mental. Ela enfatizou a necessidade de uma sociedade atenta e respeitosa com as diferenças, destacando que incluir é respeitar, facilitar, mediar, acolher, apoiar e reparar, sendo as políticas públicas fundamentais nesse processo.

A conselheira também enfatizou a importância da Psicologia na defesa dos direitos das pessoas autistas e neurodiversas, destacando a necessidade de atuação interdisciplinar, atendimento humanizado, escuta qualificada e intervenções baseadas em evidências. Ela evidenciou que falar sobre autismo é complexo e desafiador, exigindo empatia, cooperação técnica e embasamento científico.

Além disso, Jucimara reforçou a necessidade de um olhar mais atento do poder público, melhor estrutura nos atendimentos, capacitação técnica das profissionais e programas mais especializados para atendimento às pessoas autistas e neurodiversas.

A Audiência Pública representou um importante espaço de diálogo e reflexão sobre a temática do autismo, reforçando a necessidade de políticas públicas efetivas e inclusivas para garantir o bem-estar e a qualidade de vida dessas pessoas. O evento encerrou-se com o compromisso de continuar lutando por uma sociedade mais justa e acolhedora para todos.