Você está visualizando atualmente Audiência Pública vira marco de mobilização da categoria

Audiência Pública vira marco de mobilização da categoria

Mais de 70 psicólogas e psicólogos, além de acadêmicos e demais interessados, participaram na da Audiência Pública: Psicologia e o Mundo do Trabalho, realizada na manhã do dia 8 de maio de 2015, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

O evento contou com a presença do Deputado Estadual, Pedro Kemp, da presidente do CRP 14/MS, Norma Cosmo, do presidente da CUT/MS, Genilson Duarte, da presidente da FENAPSI, Fernanda Magano e da anfitriã, Gleice Freitas, presidente do SINPSI/MS.

As falas foram marcadas pela denúncia do descaso público em relação à categoria. Os psicólogos reivindicam valorização da categoria em tempos de violência no exercício do trabalho em delegacias. Denunciam também a superlotação das unidades educacionais de internação e o número insuficiente de psicólogos para execução dos trabalhos e criticaram o não reconhecimento do Atestado Psicológico como direito do trabalhador.

O Deputado estadual Pedro Kemp (PT) reúniu informações durante audiência para encaminhar documento ao Governo do Estado e órgãos públicos para a cobrança de medidas eficientes para a solução dos problemas nas áreas de Segurança, Saúde, Educação e Assistência Social.

Para a organizadora do evento Gleice Freitas, o resultado foi satisfatório, uma vez que a Audiência foi um marco da categoria para a luta do Projeto de Lei Estadual das 30 horas da Psicologia. “Diferente do PL Municipal, este não é facultativo, mas obrigatório. Ou seja, se conseguirmos a aprovação pelas Comissões e pela Casa, vamos conquistar a implantação da jornada de trabalho dos psicólogos de 30 horas semanais”, destacou a presidente do SINPSI/MS.

A presidente da Fenapsi, destacou a mobilização da categoria que compareceu de maneira expressiva. “Sabemos que nesse dia e horário muito colegas trabalham e possuem outras atividades, mas ver esse quórum é surpreendente e marca sim uma mudança ideológica e política da Psicologia de Mato Grosso do Sul que deve agir, cada vez mais, unida e coletivamente”, destacou.

Norma Cosmo parabenizou todos os envolvidos na Audiência e colocou o CRP 14/MS unido a esta causa em um esforço conjunto das instituições que representam a psicologia e os psicólogos.