Você está visualizando atualmente Avaliação Psicológica: CFP seleciona pareceristas ad hoc para o Satepsi

Avaliação Psicológica: CFP seleciona pareceristas ad hoc para o Satepsi

Inscrições vão até  21 de julho de 2023 pelo site do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou, nesta terça-feira (4), no Diário Oficial da União (DOU) o Edital de Chamada Pública 2/2023 para pareceristas ad hoc do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi).

A chamada tem como objeto a seleção de parecerista, na modalidade ad hoc, para formação de um banco de avaliadores de testes psicológicos submetidos ao Satepsi.

As inscrições iniciam-se a partir de 20 de maio de 2023 e ficarão abertas até o dia 21 de julho de 2023, e podem ser feitas pelo seguinte link: https://satepsi.cfp.org.br/edital/2023/parecerista/.

Entre os pré-requisitos para a função estão critérios como: ter título de psicóloga(o) reconhecido pelo Ministério da Educação; ter título de doutor em Psicologia e/ou áreas afins, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); ter publicado, no mínimo, cinco artigos científicos em revistas classificadas com qualis A1, A2, B1 ou B2, na área de Psicologia, nos últimos cinco anos. Dentre os artigos, ao menos um deve estar relacionado à área de Avaliação Psicológica e/ou fundamentos e medidas em Psicologia.

Os pareceristas aprovados no Edital de Chamada Pública nº 02/2020 serão consultados sobre seu interesse no recredenciamento, desde que atendam aos pré-requisitos acima citados.

O cumprimento dos requisitos será avaliado pela Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP) do CFP e os resultados serão divulgados no site do Conselho Federal de Psicologia (https://site.cfp.org.br/), bem como anunciados nos canais oficiais da Autarquia nas redes sociais e também no DOU.

Sobre o Satepsi

O Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi) é uma ferramenta informatizada de avaliação da qualidade técnico-científica de instrumentos psicológicos para uso profissional, a partir da verificação objetiva de um conjunto de requisitos técnicos.

Regulamentado pela Resolução CFP nº 2/2003, o Satepsi acaba de completar duas décadas de funcionamento, com mais de 350 testes psicológicos analisados a partir de um criterioso processo criterioso de avaliação dos instrumentos propostos e de qualificação dessa atividade. Atualmente, a Resolução CFP 31/2022 estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o SATEPSI.

O trabalho conta com o apoio da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP/CFP) que, além de conduzir o processo de avaliação dos instrumentos submetidos ao Satepsi, também tem como função discutir e propor diretrizes, normas e resoluções na área.

Saiba mais:

Mais informações acesse o Edital de Chamada Pública 2/2023

Acesse o formulário de inscrição para parecerista do Satepsi aqui