Você está visualizando atualmente Avaliação psicológica no contexto jurídico reúne profissionais em encontro online

Avaliação psicológica no contexto jurídico reúne profissionais em encontro online

 O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul através dos Núcleos de Avaliação Psicológica (NAP) e Núcleo do Sistema Prisional (NUSP), está promovendo o webinar Avaliação psicológica no contexto jurídico, direcionado aos peritos, assistentes técnicos e psicólogos que atuam no sistema prisional de Mato Grosso do Sul.

Na quinta-feira (25) aconteceu o primeiro dia do evento com a participação da renomada psicóloga forense Dra. Sonia Rovinski, é especialista com expertise prática e teórica, autora de várias obras que fundamentam a Avaliação Psicológica no contexto jurídico no Brasil. Os temas abordados foram sobre a psicologia forense, perícia psicológica (características, modalidades, questões práticas), avaliação psicológica pericial, atuação do perito e assistente técnico.

O Conselheiro vice-presidente Walkes Jacques Vargas fez a abertura, representando a Presidente Sra. Marilene Kowalski, agradecendo e parabenizando pela iniciativa do evento. Valorizou a presença do número expressivo de participantes em período de feriado e associou a relevância do tema proposto. Fez considerações sobre o momento pandêmico e crítico pelo qual estamos passando e ainda assim, nosso Conselho não parou e continua atendendo a categoria e população em geral de forma remota e em escalas de plantão. Dentre outras contextualizações, frisou a importância desta discussão no momento em que estamos acompanhando a circulação junto ao STF, sobre as restrições de comercialização dos testes psicológicos e a necessidade de estarmos todos atentos a esse movimento. Encerrou a sua fala, colocando nosso Conselho à disposição da categoria, para que possamos realmente fazer uma Psicologia para todos e todas. 

A membra da Comissão de Orientação e Fiscalização – COF e coordenadora do NAP psicóloga Jucimara Zacarias Martins Silveira, ressaltou que "a Avaliação Psicológica precisa ser discutida em seus mais diversos contextos, para assim gerar práticas mais consolidadas e de qualidade técnica. Este momento é uma grande oportunidade para integrar, orientar e fortalecer os profissionais que atuam na AP no contexto jurídico".

 Conselheira tesoureira e Coordenadora do NUSP, a psicóloga Patrícia Ferreira de Lima destacou a alegria em promover encontros que abordam temas pertinentes aos profissionais. “Temos uma orientação da presidência de criar núcleos e comissões para ampliar as discussões sobre os mais variados temas.  Trazer os profissionais para uma discussão mais próxima e salutar, como aconteceu neste encontro”. Entendemos que fazendo uma comunicação direta com o Sistema Prisional, através das equipes diretamente ligadas aos psicólogos lotados nas mais diferenciadas unidades e áreas de atuação, nos ajudará a oferecer apoio e acompanhamento aos colegas que estão na linha de frente no desenvolvimento de seus trabalhos.

O trabalho oportunizou um importante debate, através de questionamentos, que foram levantados pelos participantes e respondidos pela palestrante com a robustez do seu conhecimento e extensa prática nessa área de atuação.

O agradecimento final foi realizado pela psicóloga e membra do NUSP Ignez Stephanini, que incialmente ressaltou a importância do comprometimento dos profissionais presentes com a sua prática. Além disso, destacou que a Psicologia Forense é uma área que está em crescimento na Psicologia e na mesma medida deve estar a responsabilidade e ética dos psicólogos que nela atuam, pois especificamente sobre as periciais judiciais o resultado desse trabalho poderá impactar na vida pessoal, familiar e social dos indivíduos envolvidos.  Ao se dirigir à Dra. Sonia Rovinski, agradeceu não só pela sua contribuição no evento, mas sobretudo ao que tem feito nesse campo de saber e conhecimento. Continuou agradecendo em nome da categoria, pois ela está construindo a história da Psicologia Jurídica no Brasil, de forma ética, com preceitos técnico-científicos, mas também com humanidade e sensatez.  Dra. Sônia ressaltou que se sentiu muito emocionada e honrada com a homenagem.

No próximo dia 31, será o último dia do evento com a Dra. Vivian Lago, também profissional de destaque na área jurídica, abordando sobre a elaboração de documentos.