Você está visualizando atualmente Avanços da Psicologia são debatidos durante o congresso da ULAPSI

Avanços da Psicologia são debatidos durante o congresso da ULAPSI

A cada dois anos um país diferente da América Latina sedia o Congresso daUnião Latino-americana de Entidades de Psicologia (ULAPSI). Neste ano, a sexta edição do Congresso foi realizada em Buenos Aires, na Argentina, e contou com a participação de profissionais e estudantes de vários países latino-americanos. O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS) esteve presente entre as entidades brasileiras, compondo três mesas de debate.

Presente em duas mesas, a conselheira Irma Macário (CRP14/00209-3) participou dos debates sobre: “Experiências Latino Americanas de Profissioanais da Psicologia” e “Metodologias de ensino na formação em Psicologia”. Já conselheira Beatriz Xavier (CRP14/00192-0) participou da mesa: “Meios de Comunicação e Subjetividade”.

“A Ulapsi é a prova dos avanços e conquistas da psicologia latino-americana, que se reúne para refletir sobre problemas que são comuns entre as nossas nações e povos, além das especificidades regionais. 17 países estavam representados aqui”, explicou Beatriz.

O objetivo do Congresso é constituir um espaço para o encontro regional de carácter acadêmico, científico e profissional para divulgar o desenvolvimento pesquisa em psicologia na América Latina, reforçar os laços profissionais e promover padrões éticos, que sirvam para orientar a prática psicológica.

Nesse contexto, o encontro da ULAPSI mostrou, que os esforços da entidades de Psicologia tem dado resultado, no incentivo de uma profissão comprometida na construção condições de vida dignas para os povos da América Latina.

 “A fala da Ana Bock na abertura: Análises e Perspectivas da Psicologia na América Latina hoje”, apontou para os avanços da união de psicólogos dos países latinos, contra a alienação e o conservadorismo. O momento foi marcado por uma preocupação sobre o momento político brasileiro. Na Plateia, ouviam-se muitos – fora Temer, comentou Beatriz.

O psicólogo e professor Marcus Vinicius de Oliveira Silva, assassinado no começo deste ano, foi homenageado durante do Congresso da Ulapsi. Mais conhecido como Marcus Matraga,  era militante dos Direitos Humanos. Lutava em defesa da reforma psiquiátrica e dos direitos dos indígenas. Foi responsável por várias conquistas da Psicologia brasileira e latino-americana. 

Manifestação

O atual cenário político brasileiro entrou em pauta novamente, na sexta-feira, dia 10 junho, durante uma manifestação em frente à Embaixada do Brasil em Buenos Aires, que mais de 100 psicólogas e psicólogos que participam do VI Congresso Ulapsi. Na ocasião, foi entregue uma carta-protesto ao embaixador do Brasil em Buenos Aires, Everton Vieira Vargas, denunciando a quebra do pacto democrático na atual conjuntura política brasileira.