Você está visualizando atualmente Campanha Fevereiro Roxo sobre Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia.

Campanha Fevereiro Roxo sobre Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia.

Lúpus, fibromialgia e Alzheimer: o que essas três doenças têm em comum? E qual a importância da conscientização sobre elas?

Apesar de doenças diferentes, elas têm pontos em comum, se tratam de três doenças crônicas e incuráveis. Por isso, o diagnóstico precoce é de suma importância para controlar os sintomas e retardar o avanço, e desta forma, oferecer mais qualidade de vida para as pessoas acometidas por essas patologias.

Agora vamos conhecer as principais características de cada uma delas:

• Lúpus: é uma doença inflamatória autoimune, que faz com que o organismo produza mais anticorpos que o necessário. Os anticorpos em excesso passam a atacar o organismo, causando inflamações. É importante saber que a lúpus afeta principalmente mulheres, sendo 9 em cada 10 pacientes.
• Fibromialgia: trata-se de uma síndrome que se caracteriza como dor muscular generalizada e crônica. Comumente provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão. Novamente, as mulheres são as mais afetadas, sendo que a cada 10 pessoas com fibromialgia, sete a nove são mulheres.
• Alzheimer: se caracteriza como um transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, além do comprometimento progressivo das atividades de vida diária. O primeiro sintoma, e também o mais característico, é a perda de memória recente.

É importante saber que essas três condições se beneficiam do cuidado multiprofissional, de forma que o profissional de Psicologia pode contribuir significativamente, construindo estratégias para minimizar o impacto em suas vidas.

Por: Francyelle Marques de Lima (CRP14/06122-7) – coordenadora do Núcleo de Psicologia Hospitalar da Comissão de Saúde do CRP14/MS.