Você está visualizando atualmente CFP e CRP14/MS lamentam a morte do professor Marco Antônio de Castro Figueiredo

CFP e CRP14/MS lamentam a morte do professor Marco Antônio de Castro Figueiredo

Faleceu, no dia 31 de janeiro passado, o psicólogo Marco Antônio de Castro Figueiredo.

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) e o Conselho Regional de Psicologia 14ª Região de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS) lamentam o falecimento de Marco Antônio de Castro Figueiredo, ocorrido no último 31 de janeiro.

Marco Antônio foi professor titular do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP).

Formado em 1973, Marco Antônio compôs uma geração de psicólogos/as comprometida com a construção da Psicologia no Brasil desde uma perspectiva crítica. Sua vida acadêmica expressou o engajamento com a transformação da realidade, a justiça social e as políticas públicas.

Grande defensor das atividades de extensão da Universidade, manteve durante toda a sua vida a coerência entre suas posições teóricas e práticas, impactando a formação rigorosa e humana de muitas/os psicólogas/os.

Foi uma voz importante na sinalização dos riscos de uma atuação alienada e desbravou áreas sendo um dos pioneiros na pesquisa e na atuação em programas de atenção primária e de atendimento psicossocial a pessoas vivendo com HIV/Aids.

Uma vida dedicada à Psicologia brasileira. Que as novas gerações saibam reconhecer seu legado.