Você está visualizando atualmente CFP promove encontro com indígenas psicólogas que integram o Sistema Conselhos

CFP promove encontro com indígenas psicólogas que integram o Sistema Conselhos

Atividade acontece concomitantemente ao Acampamento Terra Livre (ATL), maior assembleia dos povos indígenas brasileiros

No marco das mobilizações pelo Abril Indígena, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) promove na próxima segunda-feira (24) uma atividade para reafirmar esta ciência e profissão como campo de atuação constituído pela diversidade de culturas e de identidades.

Será realizada na sede da Autarquia uma sessão plenária reunindo indígenas psicólogas(os) que integram Conselhos de Psicologia de todo o país. O encontro também é direcionado às(aos) indígenas psicólogas(os) que contribuem com as gestões do CFP e Conselhos Regionais, independentemente de compor os atuais plenários. A ação é inédita e visa fortalecer a presença dos povos originários em espaços institucionais estratégicos da Psicologia como ciência e profissão.

O encontro acontece concomitantemente às mobilizações do Acampamento Terra Livre (ATL), maior assembleia dos povos indígenas brasileiros e que reúne na capital do país lideranças indígenas de todas as regiões.

O fazer da Psicologia junto aos povos indígenas é tema que tem mobilizado cada vez mais atenção no Sistema Conselhos. Em 2022, o CFP lançou as Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas junto aos Povos Indígenas, uma antiga demanda no âmbito da categoria e que foi elaborada com a metodologia do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop).
Também como parte dessa mobilização, em 2022, pela primeira vez, o processo eleitoral para os Conselhos Regionais de Psicologia e para a Consulta Nacional CFP passou a exigir nas candidaturas o cumprimento de percentual mínimo de cotas para pessoas com deficiência, pessoas negras, pessoas trans e povos tradicionais e indígenas. A medida é pioneira em processos eleitorais de conselhos de categoria no país.

Serviço

Plenária das(os) Indígenas Psicólogas(os)
Data: 24 de abril
Horário: 9h às 13h
Local: Conselho Federal de Psicologia (CFP)

Notícia relacionada

Eleições 2022: CFP efetiva sistema de cotas e institui comissão para heteroidentificação e aferição de candidaturas