Você está visualizando atualmente Cineclube promovido pelo CRP 14/MS debate sobre prevenção ao suicídio e população LGBTQIA+

Cineclube promovido pelo CRP 14/MS debate sobre prevenção ao suicídio e população LGBTQIA+

O CRP 14/MS (Conselho Regional de Psicologia 14ª Região de Mato Grosso do Sul) promoveu um Cineclube com o filme ‘O mau exemplo de Cameron Post’. O encontro foi alusivo ao Setembro Amarelo e debateu sobre suicídio e a população LGBTQIA+.

Participaram o psicólogo João Fernando dos Santos Vilela (CRP14/08098-1), coordenador da Comissão de Gênero e Diversidade Sexual do CRP14/MS e a psicóloga Maria Eduarda Avancini Casali (CRP14/09188-1), membro do Núcleo de Prevenção e Posvenção do Suicídio

“O Cineclube, como todas as outras ações vêm para tentar aproximar a classe da sociedade em geral. Falamos sobre suicídio, sobre a comunidade LGBTQIA+, partindo do filme e foi muito interessante”, disse João Vilela.

Maria Eduarda Avancini Casali, membro do núcleo de prevenção ao suicídio, abordou a forma como a campanha do Setembro Amarelo é construída e disseminada no Brasil, que por vezes não colabora com a promoção da saúde e prevenção do suicídio, por que tais situações não são alcançadas sem políticas que garantam a promoção da qualidade de vida, da dignidade humana, oportunidades justas.

“A campanha também não leva em conta que a morte faz parte da vida e é inevitável. Atualmente o suicídio é tratado como uma forma de transgressão à vida, que se choca com os objetivos de sobrevivência e reprodução humana, é proibido, invalidado, invisibilizado. A população LGBTQIA+ também é marginalizada e invisível para a sociedade e é comum que os sujeitos que fazem parte dessa comunidade se identifiquem com essa agressividade e violência impostas todos os dias”, diz ela.

Grupo Fora do Armário

Também os fundadores e mediadores do grupo “Fora do armário: diálogos sobre sexualidade e gênero”, Ana Luiza Longo Dutra – CRP14/09297-2, Gabriel de Souza Sales – CRP14/09202-7 e Luana Medeiros de Sá Lucas – CRP14/09029-0.

“Foi uma experiência enriquecedora, nossa conversa foi cheia de conteúdo e troca de experiências, conseguimos passar muitas mensagens importantes. Conseguimos trazer muito bem toda a mensagem do filme para a discussão e incluir a psicologia de maneira interessante”, disse Gabriel de Souza Sales, psicólogo clínico e um dos fundadores do grupo Fora do Armário.

“Eu acredito que eventos como esse são de grande importância, acabam aproximando a psicologia de muitas pessoas. Além de promover uma discussão crítica sobre um tema pouco falado em muitos ambientes, principalmente com a situação política atual”, finalizou a psicóloga Ana Luiza.