Você está visualizando atualmente Com parcerias e trabalhos apresentados, CRP 14 participou do Congresso Brasileiro de saúde mental

Com parcerias e trabalhos apresentados, CRP 14 participou do Congresso Brasileiro de saúde mental

Psicólogas (o) de Mato Grosso do Sul participaram do 8º Congresso Brasileiro de Saúde Mental realizado em São Paulo e com a presença de mais de 3 mil pessoas. Os presentes puderam discutir a política de saúde mental, a luta antimanicomial e o futuro das políticas de saúde e de proteção social no Brasil.

Presidente do CRP 14/MS, Marilene Kovalski esteve presente e destacou a importância do evento realizado pela Abrasme (Associação Brasileira de Saúde Mental). Mesas, rodas de conversas  e conferências proporcionaram uma leitura Nacional e internacional da defesa de Direitos Humanos e Saúde mental.

“E para além desse global, o particular de cada sujeito, a cura pela arte, com depoimentos e falas lindas e potentes. A importância da micropolítica, onde cada cidadão, cada profissional pode fazer a diferença, a partir do seu lugar de fala e de atuação”, destaca.

Silvia Freire é psicóloga do Caps de Corumbá e doutoranda em Educação pela UFMS, destacou que o evento foi “necessário e grandioso” diante do cenário que a saúde mental vem se deparando nos últimos anos. “O evento  proporcionou grandes e importantes reflexões,  enriquecerá ainda mais a prática e nos oferece subsídios para o cuidado mais humanizado pautado no conhecimento científico, nos orientando a partir de diretrizes capazes de nortear uma prática pautada no cuidado, na ética e na ciência”, disse.

Acadêmico de psicologia da UFMS, Luiz Felipe afirmou que “foi uma oportunidade enriquecedora, principalmente pelo contato com palestrantes e profissionais do Brasil e da América Latina, além de diferentes temas da psicologia, da saúde mental e da luta antimanicomial. Foi extremamente significante os aprendizados que vão agregar muito na minha jornada pessoal e profissional”.

Professor do curso de psicologia da UFMS e membro da Comissão de Saúde do CRP 14/MS, Alberto Marques destacou que o congresso é importante tanto do ponto de vista acadêmico e científico por reunir grandes pesquisadores, mas também por agregar estudantes e movimentos sociais. “É um processo muito interessante e fortalecedor da saúde mental. Primeiro encontro presencial pós pandemia, movimento importante para estudar sobre as formas de enfrentamento diante dos retrocessos que temos vivido nos últimos anos no Brasil”.

Daianny Garcia do Nascimento é  psicóloga e Gerente da Rede de Atenção Psicossocial de MS, apresentou o trabalho desenvolvido pela RAPS no Estado e destacou a importante de compartilhar aprendizados. “Temas, discussões e reflexões sobre nossa política de saúde mental extremamente rica e atualizada. Importante por também poder levar essas informações para os municípios do interior, onde há menos acesso a informação”.

Ela destacou ainda o apoio do Sistema Conselhos em apoiar a participação dos profissionais e estudantes no congresso.